IGCP vai emitir mais mil milhões em dívida de longo prazo

Portugal volta ao mercado de dívida na próxima semana. Arranca emissões com leilão de títulos de longo prazo, chegando aos 17 anos.

Portugal está de volta aos mercados de dívida. Na primeira operação de financiamento deste último trimestre do ano, o IGCP vai arrancar com um leilão duplo de títulos de longo prazo com os quais pretende obter até mil milhões de euros.

O IGCP “vai realizar no próximo dia 14 de outubro pelas 10h30 dois leilões das OT com maturidade em 17 de outubro de 2028 e 15 de abril de 2037, com um montante indicativo global entre 750 milhões e 1.000 milhões” de euros, diz em comunicado.

Este leilão será um dos vários que a agência liderada por Cristina Casalinho tem agendado para este últimos meses do ano. No programa de financiamento do quarto trimestre, o IGCP manteve a intenção de realizar novas emissões de dívida de longo prazo, numa altura em que o país necessita de verbas para os gastos da pandemia e em que os juros estão em mínimos à boleia da “bazuca” do BCE.

Além da dívida de longo prazo, o IGCP pretende ainda realizar dois leilões de curto prazo num montante global até 2.500 milhões de euros, isto quando se aguarda também o regresso às OTRV. Está prevista uma emissão desta dívida para investidores de retalho ainda durante este ano, num total de mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IGCP vai emitir mais mil milhões em dívida de longo prazo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião