Sopa de letras. Quantas vezes aparece “Covid-19” no Orçamento do Estado?

  • ECO
  • 13 Outubro 2020

Quantas vezes aparece Covid-19 no Orçamento do Estado para 2021? Menos do que seria de esperar em plena pandemia. E impostos, como IVA e IRS? Um deles surge mais de 400 vezes na proposta.

Saúde e Covid-19 são algumas das palavras que se destacam na proposta de Orçamento do Estado para 2021, entregue pelo Governo ao Parlamento na segunda-feira à noite. Um documento — o primeiro de João Leão enquanto ministro das Finanças — que lança as bases da resposta à crise social e económica, surgindo num período atípico de pandemia.

O nome da doença causada pelo novo coronavírus surge 22 vezes nas 300 páginas do documento. Mas não é a palavra mais usada pelo Governo na proposta. A própria palavra “Governo” surge bem mais, 296 vezes no total. Em contrapartida, “união” lê-se 166 vezes, num Orçamento que ainda parece longe de unir a esquerda.

Este Orçamento do Estado traz alterações ao nível do IRS, termo que surge 88 vezes no documento. Mas também inclui novidades sobre o IVA, 431 vezes na proposta do Executivo, como é o caso do IVAucher. O Governo insiste, em suma, que é um Orçamento que não aumenta impostos. A palavra que surge 11 vezes, menos até do que a Covid.

O Bloco queria um novo apoio social robusto. Mas “robusto” é palavra nem surge neste Orçamento. Na segunda-feira, Mariana Mortágua criticou o Governo por transformar a medida em “fogacho orçamental”. Agora, atirou mais palavras para a fogueira, acusando a descida da retenção na fonte de ser “fútil” e “propaganda”. Palavras também ausentes da proposta de Leão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sopa de letras. Quantas vezes aparece “Covid-19” no Orçamento do Estado?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião