Rio prepara-se para anunciar chumbo ao Orçamento do Estado 2021

  • ECO
  • 20 Outubro 2020

Segundo o Expresso, o líder do PSD já decidiu chumbar a proposta de OE 2021 e vai oficializar publicamente a decisão no encerramento das jornadas parlamentares.

Rui Rio prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, que o Governo entregou no Parlamento na semana passada. De acordo com o Expresso (acesso pago), a oposição ao documento será comunicada ainda durante as jornadas parlamentares do PSD que estão a decorrer.

Os deputados vão reunir-se, esta quarta-feira, na Sala do Senado da Assembleia da República, para a jornadas parlamentares em que vão discutir o OE e nessa altura já saberão o sentido de voto da bancada parlamentar. Segundo apurou o semanário, Rio já decidiu chumbar a proposta e vai oficializar publicamente a decisão no encerramento dos trabalhos. Recorde-se que o Observador já tinha avançado que Rio ia votar contra para obrigar António Costa a ter apoio à esquerda.

A decisão coloca pressão sobre as negociações entre António Costa e os partidos à esquerda. Para já, só o Iniciativa Liberal e o CDS anunciaram que vão votar contra, enquanto nenhum partido (além do PS do Governo) decidiu ainda aprovar a proposta na votação na generalidade que vai acontecer a 28 de outubro.

Os parceiros de negociação BE, PCP, PAN e PEV deixaram ainda em aberto o sentido de voto, sendo que Catarina Martins tem sido a líder partidária em maior conflito com o primeiro-ministro. Ainda esta manhã, disse que são precisas três mudanças no novo apoio social — o valor mínimo, a condição de recurso e o tempo — para o BE dar o seu aval.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio prepara-se para anunciar chumbo ao Orçamento do Estado 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião