Abstenção do PCP é “excelente indicador”, diz Costa

António Costa mostra-se otimista sobre a votação do Orçamento do Estado para 2021, afirmando que a abstenção anunciada pelo PCP é um "excelente indicador" de que é possível negociar à esquerda.

O primeiro-ministro afirmou este sábado que a abstenção anunciada pelos comunistas é um “excelente indicador” de que “é possível efetivamente trabalhar para ter um bom Orçamento”, aproximando-se pontos de vista e encontrando pontos comuns.

Mais do que nunca é preciso um orçamento“, afirmou António Costa à saída do evento Visão Fest, em declarações transmitidas pela RTP3 este sábado. “Houve avanços importantes para os cidadãos que justificam o voto favorável”, argumentou, referindo a cedência do Governo ao PCP relativo ao aumento de 10 euros das pensões até 658 euros logo em janeiro.

Questionado sobre a notícia do Expresso de que o PSD poderá salvar o OE se Costa pedir desculpas de uma frase que disse em agosto, António Costa disse ser “absolutamente normal” que os social-democratas votem contra uma vez que acha que é um orçamento “despesista” e por ser contra o aumento do salário mínimo.

Sempre me pareceu óbvio que este orçamento só fazia sentido negociar com aqueles que connosco viraram a página da austeridade“, disse o primeiro-ministro, piscando o olho ao BE, PCP, PEV e PAN. Costa referiu que o “trabalho tem corrido bem”, tendo revelando a expectativa de que o PAN irá tomar a decisão este sábado ou domingo.

Contudo, Costa recordou que ainda há um “longo mês de trabalho” pela frente na discussão na especialidade até à votação final global no final de novembro. Ainda esta sexta-feira o PCP lembrou, quando anunciou a abstenção, que o sentido de voto na votação final global poderá ser diferente, exigindo mudanças estruturais no OE em vez de apenas “meia dúzia de medidas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abstenção do PCP é “excelente indicador”, diz Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião