Galp cai mais de 5% em bolsa. Já perdeu metade do valor este ano

As ações da Galp Energia estão em forte queda na bolsa. Só esta semana, em que revelou prejuízos, já desvalorizou 14% para mínimos de mais de uma década.

A Galp Energia GALP 1,67% está a perder valor em bolsa. Nos primeiros nove meses do ano passado, a petrolífera tinha lucrado 403 milhões de euros. Este ano, no mesmo período, perdeu 45 milhões de euros e está a ser castigada na bolsa.

Os resultados foram apresentados na segunda-feira, antes da abertura dos mercados, e deste então que a Galp não vê ganhos na praça portuguesa. Esta quarta-feira, a desvalorização ultrapassa 5% e os títulos já estiveram a cotar abaixo dos 7 euros.

Pelas 9h00, as ações negociavam precisamente nos sete euros cada título, um valor que não era visto há mais de uma década, desde o final de 2009. Além disso, só esta semana, depois de prestar contas aos investidores, a companhia liderada por Carlos Gomes da Silva já afundou 14% em bolsa.

Evolução das ações da Galp Energia em Lisboa:

Apesar do aumento da produção de petróleo este ano, a Galp Energia viu os preços da matéria-prima recuarem nos mercados internacionais. A pandemia e a “guerra” do petróleo fizeram mossa na empresa, que já perdeu mais de metade do seu valor desde 1 de janeiro.

Apesar deste cenário negro em tempos de crise, há quem veja uma oportunidade. Segundo a Reuters, esta quarta-feira, a Société Générale reviu em alta a sua recomendação sobre as ações da Galp Energia de “manter” para “comprar”.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Galp cai mais de 5% em bolsa. Já perdeu metade do valor este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião