Luís Filipe Vieira reeleito como presidente do Benfica até 2024

  • ECO
  • 29 Outubro 2020

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato nas eleições do Benfica que registaram uma participação recorde.

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato na presidência do Benfica, nas eleições ocorridas na quarta-feira, as mais concorridas de sempre.

Foram três as listas que se candidataram às eleições para os órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica para o quadriénio 2020-2024: a Lista A de Luís Filipe Vieira, o atual presidente, a Lista B liderada por João Noronha Lopes e, finalmente, a Lista D de Rui Gomes da Silva. A Lista C era de Bruno Costa Carvalho que entretanto desistiu da corrida.

O candidato da lista A, Luís Filipe Vieira, venceu as eleições com 62,59% (471.660 votos), batendo a lista B, liderada pelo gestor João Noronha Lopes, que conseguiu 34,71% (261.574), e a lista D, do advogado Rui Gomes da Silva, que ficou nos 1,64% (12.341).

Luís Filipe Vieira, de 71 anos, que já é o presidente com mais tempo na liderança do Benfica, foi reeleito para o quadriénio 2020-2024, depois de ter sido eleito pela primeira vez há 17 anos, em 2003.

De acordo com os números disponibilizados no site do Benfica, nestas eleições participaram 36.212 votantes (dados às 00h08), um número recorde.

A votação superou a anterior marca histórica, alcançada em 2012, com 22.676 eleitores, quando o atual presidente Luís Filipe Vieira derrotou o juiz Rui Rangel, tendo na altura conseguido 83,02% dos votos.

As eleições para os órgãos sociais do Benfica foram feitas através do voto eletrónico e presencialmente (decorreram no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz, em Lisboa, e em 24 casas do clube).

As eleições no Benfica estavam marcadas inicialmente para o dia 30, mas foram antecipadas para esta quarta-feira por decisão da Mesa da Assembleia Geral.

A mudança de data aconteceu depois do Governo ter anunciado na quinta-feira a limitação à circulação de pessoas entre concelhos entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro por causa da pandemia.

Luís Filipe Vieira está há 17 anos a comandar os destinos do Sport Lisboa e Benfica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Filipe Vieira reeleito como presidente do Benfica até 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião