Portugueses querem recolher obrigatório mas não confinamento

  • ECO
  • 29 Outubro 2020

81% dos inquiridos numa sondagem defendem a instituição do recolher obrigatório à noite para tentar travar a pandemia. Novo confinamento é bem menos consensual.

Vários países europeus estão a adotar o recolher obrigatório à noite para ajudar a controlar a pandemia e a medida merece o apoio da maioria dos portugueses. Uma sondagem de opinião da Aximagepara o Jornal de Notícias (acesso pago) e TSF (acesso livre) concluiu que 81% dos inquiridos é a favor de regras que obrigam a ficar em casa à noite. (acesso pago)

Em sentido inverso, um novo confinamento como o de março e abril é menos consensual e não granjeia apoio dos portugueses: 50% dos portugueses mostram-se contra a medida, sobretudo aqueles que têm mais de 65 anos.

Perante o aumento acentuado no número de novas infeções, o Conselho de Ministros tem reunião extraordinária marcada para sábado, onde serão discutidas novas medidas de controlo da pandemia. O Governo tem ouvido epidemiologistas, parceiros sociais e partidos, estando ainda marcado um Conselho Europeu para esta quinta-feira, por videoconferência, para avaliar a situação pandémica no continente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses querem recolher obrigatório mas não confinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião