França admite recolher obrigatório na região de Paris

Mesmo com todo o país em confinamento parcial, a pandemia não parece estar a abrandar. Emmanuel Macron está agora a ponderar decretar recolher obrigatório em Paris e ao redor da capital.

Depois de ter colocado todo o território francês em confinamento pela segunda vez, Emmanuel Macron poderá agora impor um recolher obrigatório em Paris e na zona à volta da capital. De acordo com a Reuters (conteúdo em inglês), esta poderá ser mais uma tentativa para evitar a propagação do coronavírus em França.

Esta terça-feira, o porta-voz do Governo francês, Gabriel Attal, disse que seria imposto um recolher obrigatório noturno em Paris às 21 horas e, possivelmente, na região de Ile-de-France (ao redor da capital), para lidar com o aumento exponencial do número de infetados. Contudo, esta terça-feira de manhã, esta informação acabou por ser desmentida pelo próprio Governo e pelas autoridades policiais.

“Esta decisão não foi decidida, de todo, nesta fase”, disseram fontes do Governo francês à BFM TV, explicando que o que está a ser pensado é, sim, um “horário noturno para o encerramento de lojas autorizadas a funcionar” em Paris. “Essa medida será coordenada com a autarquia de Paris, mas não foi decidida nesta fase”, continuaram as mesmas fontes, acrescentando que “uma decisão será tomada nos próximos dias”.

Esta segunda-feira, França registou um novo recorde no número diário de infeções — 52.518 –, com o número de pessoas internadas a aumentar em mais de 1.000 pela quarta vez em oito dias. Mesmo com o confinamento do país, a pandemia não dá sinais de abrandamento. Até ao momento já faleceram 37.435 pessoas em território francês, 416 das quais na segunda-feira.

O ministro da Saúde francês, Olivier Veran, disse à rádio RTL que, a cada 30 segundos, um parisiense fica infetado com a doença, enquanto a cada 15 minuto se interna um parisiense no hospital.

(Notícia atualizada às 11h47 com reação do Governo francês a esclarecer que ainda nada foi decidido)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França admite recolher obrigatório na região de Paris

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião