Fisco alerta para mensagens falsas sobre reembolsos

  • Lusa
  • 6 Novembro 2020

Autoridade Tributária e Aduaneira fez um alerta sobre os e-mails fraudulentos que têm estado a ser enviados a alguns contribuintes, contendo mensagens falsas sobre supostos pagamentos de reembolsos.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) fez esta sexta-feira um alerta sobre o envio de e-mails fraudulentos que têm estado a ser enviados a alguns contribuintes contendo mensagens falsas sobre o pagamento de reembolsos.

“Alguns contribuintes têm recebido e-mails fraudulentos, supostamente provenientes do endereço info@portaldasfinancas.pt nas quais é pedido que se carregue num ‘link’ que é fornecido. Estas mensagens são falsas. Em caso algum deverá efetuar essa operação”, refere a AT numa mensagem publicada na sua conta oficial do Twitter.

O alerta da AT indica o conteúdo de uma dessas mensagens falsas na qual o contribuinte (apelidado de ‘cliente’) é ‘informado’ de que tem direito a um reembolso de 125,20 euros e convidado a seguir um link para que o mesmo possa ser processado.

Este alerta para a existência de mensagem fraudulenta consta também do Portal das Finanças, onde a AT sublinha que estas mensagens “são falsas e devem ser ignoradas”, já que o seu único objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos.

A AT lembra ainda que o seu Portal dispõe de informação sobre segurança informática, podendo esta ser consultada em https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Folhetos_informativos/Documents/SEG_INF.pdf.

Ao longo dos últimos anos, a AT tem feito vários alertas semelhantes depois de ter detetado ou de chegar ao seu conhecimento a existência de tentativas de ataques de phishing (técnica de fraude online).

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Fisco alerta para mensagens falsas sobre reembolsos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião