StayAway com 2,5 milhões de downloads, mas só 1.306 infetados

A aplicação de rastreio da Covid-19 em Portugal continua a somar downloads, mas a eficácia é comprometida pela reduzida quantidade de códigos inseridos voluntariamente pelos doentes no aplicativo.

A aplicação portuguesa de rastreio à Covid-19 ultrapassou os 2,5 milhões de downloads, número que representa mais de 38% dos 6,5 milhões de portugueses que terão capacidade para correr a aplicação num telemóvel. Foram já 2.559.432 as descargas da StayAway Covid a partir das principais “lojas” de aplicações, contabilizou o INESC TEC na segunda-feira.

Porém, a quantidade de códigos gerados e introduzidos por pessoas infetadas continua aquém dos números diários de novos casos de Covid-19, comprometendo a eficácia do aplicativo. Estes códigos, exclusivamente gerados por médicos credenciados, permitem a um utilizador da StayAway Covid diagnosticado com Covid-19 alertar os outros utilizadores com quem se cruzou nos últimos dias.

Segundo informação partilhada com o ECO, o total de códigos gerados pelos médicos após diagnóstico positivo da Covid-19 era de apenas 4.485 esta segunda-feira. E o número de códigos efetivamente introduzidos voluntariamente no sistema pelos utilizadores é ainda menor: foram apenas 1.306, numa altura em que Portugal apresenta uma média de novos casos diários a rondar os 5.000.

A aplicação StayAway Covid foi lançada pelo INESC TEC em setembro e permite detetar possíveis cadeias de transmissão do novo coronavírus de forma anónima. A ferramenta foi catapultada para o centro da agenda mediática no mês passado, depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter apresentado uma proposta para tornar a sua instalação obrigatória. A medida foi altamente criticada por especialistas e pela opinião pública e acabou por ser posta na gaveta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

StayAway com 2,5 milhões de downloads, mas só 1.306 infetados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião