Excedente comercial da Zona Euro sobe para 24,8 mil milhões

A maior parte dos países da União Europeia registaram quedas tanto nas importações como nas exportações. Portugal teve a sétima maior queda nas importações fora da UE em setembro.

O excedente da balança comercial externa da zona euro avançou, em setembro, para os 24,8 mil milhões de euros, face ao de 18,3 mil milhões de euros do mesmo mês de 2019, segundo os dados divulgados pelo Eurostat esta sexta-feira. A grande maioria dos Estados-membros registou quedas nas importações, com Portugal a registar o sétimo maior recuo.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, as exportações dos países da moeda única para o resto do mundo atingiram os 190,3 mil milhões de euros, um recuo homólogo de 3,1%, e as importações caíram 7,1% para os 165,5 mil milhões de euros.

Na União Europeia (UE), o excedente da balança comercial externa de bens aumentou para os 24,5 mil milhões de euros, face a setembro de 2019, com as exportações a baixarem 2,8% totalizando 171,0 mil milhões de euros e as importações de países terceiros a registarem um recuo homólogo de 8,9%, para os 146,5 mil milhões de euros.

O comércio entre os 19 países do euro, por seu lado, recuou 1,0% para os 164,2 mil milhões de euros, enquanto o dos 27 Estados-membros da UE mantido se manteve estável nos 260,7 mil milhões de euros.

Portugal tem sétima maior queda nas importações fora da UE

Quando se olha especificamente para cada país, Portugal situa-se mais próximo do fim da tabela, registando quedas tanto nas exportações como nas importações para fora da UE. No que diz respeito às exportações, registou a décima maior queda entre os países da UE, de cerca de 5%, face ao mesmo período do ano anterior.

Já no que diz respeito às importações de fora da UE, apenas quatro Estados-membros – Letónia, Roménia, Croácia e Malta – registaram subidas no nono mês do ano. Portugal foi o sétimo país que mais reduziu as compras internacionais em setembro deste ano, num decréscimo homólogo superior a 10%.

Quanto à balança comercial de Portugal, entre janeiro e setembro deste ano, registou um défice de 10,6 mil milhões, o que compara com -15,2 mil milhões no mesmo período do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Excedente comercial da Zona Euro sobe para 24,8 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião