Vive na Grande Lisboa e ficou sem TDT? Não se preocupe, só tem de sintonizar

Se vê televisão pela TDT e vive na Grande Lisboa, prepare-se para ficar sem sinal de televisão. Mas não se preocupe: basta sintonizar novamente o seu descodificador de sinal.

Se é utilizador de Televisão Digital Terrestre (TDT) e vive na Área Metropolitana de Lisboa, prepare-se: vai ficar sem sinal num dos próximos dias. Mas não se preocupe, pois não tem nem de comprar um novo descodificador, nem de mexer na antena. Basta sintonizar novamente o seu equipamento nas definições do aparelho, garante a Anacom.

Em causa está o processo de migração da TDT que, esta segunda-feira, arranca na região mais densamente populada do país. O primeiro emissor a ser mudado é o de Palmela, mas vão também mudar os emissores da Graça, Cacém, Barcarena, Algueirão, Bezerra, Aldeia de Juso, Azóia, Cascais, Sintra, Estoril, Odivelas, Póvoa de Santo Adrião, Torres Vedras e Alenquer. Está previsto que termine esta fase no dia 25 de novembro.

“Quando o emissor mudar de frequência, o ecrã da televisão ficará sem imagem (negro), mas apenas será necessário fazer uma nova sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e todos poderão continuar a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora”, assegura a Anacom em comunicado.

O regulador acrescenta ainda que “é um processo simples”. “A Anacom teve a preocupação de assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a televisão ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios ou edifícios que tenham instalações com amplificadores monocanal, poderão ter que os substituir”, refere a mesma nota.

“A migração da TDT não abrange todas as pessoas. Para informar a população impactada nesta fase, a Anacom divulgou informação relativa às mudanças na TDT através de uma carta e de um folheto entregue em casa de todas as pessoas, que resume a informação relevante para se adaptarem a este processo de mudança”, informa ainda o regulador.

O processo de migração da TDT está a ser levado a cabo para libertar a faixa dos 700 MHz, necessária para o lançamento do 5G em Portugal. O 5G é a quinta geração de rede móvel de comunicações.

Veja as datas em que mudam os emissores:

Fonte: Anacom

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vive na Grande Lisboa e ficou sem TDT? Não se preocupe, só tem de sintonizar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião