Bitcoin ultrapassa os 17 mil dólares pela primeira vez em quase três anos

Preço da bitcoin já subiu mais de 135% este ano. Mais do que duplicou de valor, estando acima da fasquia dos 17 mil dólares, um máximo desde 2008.

A bitcoin tem vindo a valorizar desde o início da pandemia. Superou, nas últimas semana, os 15 mil, os 16 mil e, agora, passou a barreira dos 17 mil dólares. A última vez que tinha tocado um valor tão elevado foi no início de 2018, logo após ter negociado no máximo histórico de 20.089 dólares. Depois desse pico, o valor da criptomoeda caiu a fundo, tendo demorado a reconquistar a confiança dos investidores.

O tombo da bitcoin há pouco menos de três anos deixou marcas e a recuperação foi interrompida em março quando o início da pandemia causou um sell-off generalizado, ao qual o mercado de criptomoedas não ficou imune. No entanto, desde meados de março que a bitcoin tem vindo a valorizar graças à procura por ativos alternativos com as bolsas a caírem, mas também devido à redução das reservas disponíveis.

Em maio, a emissão regular de novas bitcoins foi cortada para metade, repetindo-se um fenómeno programado que já não acontecia desde 2016. Com esta conjugação de fatores, associada à redução da volatilidade do preço, o preço da bitcoin já subiu mais de 135% este ano para chegar aos 17.100 dólares.

Em termos de capitalização de mercado, o ganho é expressivo. Neste curto período de tempo, o valor em bolsa desta criptomoeda passou de 185 mil milhões de dólares para os atuais 314,5 mil milhões de dólares.

Apesar da dificuldade em antever o percurso de criptomoedas, o Citibank fez uma comparação entre o movimento da bitcoin e o caminho do ouro nos anos 1970. De acordo com a análise a que o CoinDesk teve acesso, o banco de investimento aponta para que o ativo continue a valorizar no próximo ano.

Bitcoin ganhou 185 mil milhões desde o início do ano

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bitcoin ultrapassa os 17 mil dólares pela primeira vez em quase três anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião