Preço da Bitcoin duplica desde março. Já superou os 10 mil dólares

O valor da Bitcoin voltou a superar os 10 mil dólares a unidade, em vésperas de um fenómeno técnico que vai reduzir a emissão desta criptomoeda. Preço duplicou face a meados de março.

O preço da Bitcoin está novamente em alta e, por instantes, tocou novamente os cinco dígitos, algo que não acontecia em meses. A cotação da criptomoeda mais famosa do mundo subiu um máximo de 2,7% esta sexta-feira, alcançando um pico de 10.070 dólares a unidade, um valor não registado desde 24 de fevereiro.

Desde então, o valor da Bitcoin corrigiu ligeiramente, mas continua em máximos desde a chegada da pandemia ao ocidente. Dados da Coinbase mostram que uma Bitcoin está a valer agora 9.807,59 dólares. Um preço que mais do que duplicou desde meados de março, segundo a Bloomberg (acesso condicionado).

A maré de ganhos dos últimos dias acontece em vésperas de um fenómeno técnico que cortará para metade a emissão de novas moedas, um evento conhecido por halving e que não ocorria desde meados de 2016. Estima-se que, na segunda-feira, o valor pago por cada conjunto de transações processadas na rede descentralizada da Bitcoin recue 50% para 6,25 unidades, ou cerca de 61.250 dólares ao câmbio atual.

Este fator está a ser apontado como o responsável pela subida da Bitcoin nos últimos dias. Em 2016, no último halving, mais de ano antes de a Bitcoin ter alcançado a popularidade que tem atualmente, o preço da Bitcoin também registou ganhos antes e depois do corte na oferta. Nessa altura, o preço de uma unidade de Bitcoin rondava os 500/600 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço da Bitcoin duplica desde março. Já superou os 10 mil dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião