Estes são os 10 concelhos mais afetados pela Covid-19

Paços de Ferreira e Lousada são atualmente os concelhos mais afetados pela pandemia. Por outro lado, há nove concelhos onde há zero casos.

Depois de quase um mês sem revelar os dados da pandemia por concelho, a Direção-Geral de Saúde voltou a incluir a distribuição geográfica no boletim diário. No entanto, com uma diferença, sendo agora apresentada a incidência cumulativa do vírus a 14 dias, em vez dos novos casos diários. A partir dos dados é possível identificar os concelhos que estão atualmente mais afetados pela pandemia, quase todos a Norte. E perceber que existem nove concelhos com zero casos por cem mil habitantes.

A incidência cumulativa a 14 dias de infeção por Covid-19 corresponde ao “quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada, por concelho”. Paços de Ferreira e Lousada são os concelhos onde a situação está pior, incluindo-se no grupo que foi sujeito a medidas mais restritivas.

Nesse grupo também se incluía Felgueiras, que, apesar de ainda contar com uma incidência de 1.719 casos por 100 mil habitantes, já não se encontra no topo da lista. Quando se olha para os dez concelhos com mais casos, apenas dois não são no Norte, região atualmente mais afetada pela pandemia. Veja quais são atualmente os concelhos com mais casos por 100.000 habitantes:

  1. Paços de Ferreira – 3.698 casos
  2. Lousada – 3.362 casos
  3. Vizela – 2.653 casos
  4. Manteigas – 2.627 casos
  5. Paredes – 2.132 casos
  6. Penafiel – 2.055 casos
  7. Guimarães – 1.886 casos
  8. Fafe – 1.787 casos
  9. Santo Tirso – 1.782 casos
  10. Belmonte – 1.766 casos

Na verdade, a maioria dos concelhos nacionais (61%) tem uma incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes, aquela que é de momento a barreira que serve como critério para classificar os concelhos de risco mais elevado, que têm atualmente medidas de restrição mais apertadas que o resto do país.

Já olhando para as duas maiores cidades do país, ambas se situam acima da fasquia de 240 casos por 100 mil habitantes, embora em níveis diferentes. Enquanto Lisboa tem uma incidência do novo coronavírus de 576 casos, o Porto conta com 1.149 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Por outro lado, 20% dos concelhos têm uma incidência inferior a 120 casos. Quando se olha para o extremo mais baixo da tabela, existem nove concelhos com zero casos por 100 mil habitantes. São quase todos na Região Autónoma dos Açores, que, bem como a Madeira, tem conseguido controlar a pandemia. São eles:

  • Calheta (Açores)
  • Lajes das Flores
  • Lajes do Pico
  • Madalena
  • Monchique
  • Porto Moniz
  • Santa Cruz das Flores
  • São Vicente
  • Vila do Corvo

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes são os 10 concelhos mais afetados pela Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião