SNS gastou 54 milhões com testes à Covid no privado

  • ECO
  • 18 Novembro 2020

Dados da Administração Central do Sistema de Saúde revelam que entre março e setembro foram apresentadas faturas dos privados no valor 41,6 milhões. Restante terá sido gasto em outubro e este mês.

Portugal está a fazer cada vez mais testes à população, numa altura em que estão a disparar os casos de infeções pelo novo coronavírus. Muitos testes são feitos no sistema público, mas também há muitos realizados no privado com um custo que rondará, até ao momento, os 54 milhões de euros.

De acordo com dados da Administração Central do Sistema de Saúde, citados pelo Público (acesso pago), entre março e setembro foram apresentadas faturas dos privados no valor de 41,6 milhões de euros pelos laboratórios que têm convenção com o Serviço Nacional de Saúde.

A estes 41,6 milhões de euros, que correspondem a um total de 474.788 testes, juntam-se mais 12,4 milhões de euros que terão sido gastos em outubro e na primeira metade deste mês, valor que resulta de uma estimativa feita pelo jornal com base no número de exames realizados pelos laboratórios e a percentagem que estes dizem ser paga pelo SNS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SNS gastou 54 milhões com testes à Covid no privado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião