Compras com cartão caem em novembro. Uso de MB Way dispara

Consumidores procuram menos ir às lojas e mais fazer compras a partir de casa. É em supermercado e farmácias que mais gastam.

O teletrabalho e as medidas mais restritivas implementadas desde o início do mês levaram os consumidores em Portugal a fazerem menos compras com cartão e mais online. O MB Way disparou nas formas de pagamento em novembro, revelam dados da SIBS.

“Depois de uma ligeira recuperação nos níveis de consumo em Portugal nos meses de verão e no último mês de outubro, a primeira quinzena de novembro volta a registar uma quebra nas compras físicas na rede Multibanco”, explica. A diminuição foi de 12% face aos primeiros 15 dias do mês de novembro de 2019. Já no que se refere às compras online, para o mesmo período, verifica-se, em comparação com o ano passado, um crescimento de 32%.

Mas foi o MB Way a destacar-se tanto nas compras online quer nas compras físicas, “assumindo-se como um dos métodos de pagamento preferidos dos portugueses, pela sua conveniência e segurança”, diz a SIBS. Considerando tanto compras online como físicas, o aumento da utilização deste serviço foi superior a 300%.

Fonte: SIBS Analytics

Consumidores gastam metade do dinheiro em comida e medicamentos

Os estados de emergência têm determinado os hábitos de consumo. Março e abril assistiram a uma quebra do consumo em loja superior a 30%, seguida de uma recuperação em maio e junho. Em novembro, com o regresso de medidas restritivas, houve uma nova descida, de 10%. As compras online seguiram a tendência inversa. O valor médio das compras registado nas duas primeiras semanas de novembro foi de 36,20 euros em loja e de 34,40 euros online.

Ao longo de todo o ano, os setores de Super & Hipermercados, Pequena distribuição alimentar, Farmácias e Parafarmácias têm tido um forte peso nas despesas: chegaram a representar, no período de maior confinamento, 60% do total das compras. Situam-se agora em 49% do total das compras, ainda 5 pontos percentuais acima de janeiro e fevereiro.

Já nas compras online, os setores do Entretenimento, Cultura e Subscrições, Comércio Alimentar & Retalho, Restauração, Food Delivery e Take Away representaram uma grande fatia das transações, correspondendo neste momento a 40% do total de compras. Esta significa um crescimento de 12 pontos percentuais face ao início do ano.

Fonte: SIBS Analytics

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Compras com cartão caem em novembro. Uso de MB Way dispara

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião