Endesa chega à marca de meio milhão de clientes em Portugal

“As vendas aumentaram 49% face a 2019, um aumento de mais de 70 mil contratos num só ano, conseguido através de um crescimento orgânico", disse Nuno Ribeiro da Silva, diretor da Endesa em Portugal

A Endesa anunciou esta sexta-feira que alcançou recentemente no mercado liberalizado em Portugal a marca de meio milhão de clientes, considerando particulares e empresas. A elétrica espanhola consolida assim a sua posição como segundo operador no país, a seguir à EDP, continuando a aumentar as suas quotas de mercado, tanto em eletricidade como no gás natural.

“As vendas aumentaram 49% face a 2019, o que significa um incremento de mais de 70 mil contratos num só ano, conseguido através de um crescimento orgânico, algo que nenhuma outra comercializadora energética conseguiu no mercado ibérico. O objetivo da Endesa é dar ao consumidor residencial um fornecedor de energia que ofereça um serviço de qualidade com preços justos. Uma companhia mais pequena, ágil e transparente. Mas, com a solidez do Grupo Endesa, líder no mercado ibérico, e da Enel que é a primeira grande utility na Europa”, disse Nuno Ribeiro da Silva, diretor geral da Endesa em Portugal, citado em comunicado.

Para comemorar o marco dos 500.000 clientes na sua carteira em Portugal, a Endesa lançou uma nova campanha comercial, sob o lema: “Hoje escolha um desconto que dura para sempre”, baseada na “Tarifa Aniversário”. Esta tarifa oferece uma fatura gratuita de luz e gás, todos os anos, e um desconto inicial de 60 euros.

De acordo com os dados do boletim mensal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), de setembro, sobre o Mercado Liberalizado de Electricidade, a Endesa lidera o segmento dos grandes consumidores em Portugal, com 24,8% de quota de mercado. Os números da ERSE revelam também que no segmento residencial, a Endesa é a comercializadora que maior número de clientes captou desde janeiro, tanto em eletricidade como no gás natural.

Quanto ao segmento empresarial Nuno Ribeiro da Silva afirma que a Endesa quer “consolidar a posição de líder no setor da eletricidade. Neste momento temos uma quota no segmento empresarial de aproximadamente 22,4%. O nosso objetivo é crescer em número de clientes em todos os segmentos, com especial foco no segmento de menor consumo e também no setor público. Na comercialização do gás natural, a Endesa está também presente no empresarial com uma quota de 12,8% nos Grandes Clientes e com o objetivo de manter o segundo lugar”.

Além do aumento nas quotas de mercado, Endesa também aposta em Portugal na produção de eletricidade a partir das energias renováveis, com especial foco na energia solar. Recentemente, a Endesa Generación Portugal ganhou um lote de 99 MW de potência solar no segundo leilão de energias renováveis promovido pelo Governo português. A central, localizada no Algarve, será desenvolvida, construída e operada pela empresa de renováveis do Grupo Enel, Enel Green Power, e constituirá o primeiro projeto renovável com armazenamento do Grupo na Península Ibérica.

Com entrada em funcionamento prevista para 2024, o projeto estará localizado no Algarve e a sua construção terá um investimento aproximado de 90 milhões de euros.

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