Ir ou não ir ao leilão do 5G? Atualização de taxas de espetro “cria condições” para Vodafone tomar decisão ponderada

A Vodafone considera que a atualização das taxas de espetro cria "condições para uma esclarecida e ponderada decisão de participação" no leilão do 5G pelos interessados.

A Vodafone Portugal está satisfeita com a publicação pelo Governo da portaria que atualiza as taxas de utilização do espetro na medida em que esta “cria agora as condições para uma esclarecida e ponderada decisão de participação” no leilão de frequências do 5G. O documento está agora a ser analisado, sendo que a empresa não se pronuncia sobre o seu teor em concreto.

No domingo, numa entrevista ao Jornal de Negócios, o presidente executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz, tinha criticado o Governo por ainda não ter publicado a atualização destas taxas, que representam um custo para as empresas de telecomunicações. “Não faço ideia se o preço é o mesmo ou vou ter um valor absurdo a pagar”, afirmou o gestor.

Um dia depois, esta segunda-feira, o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, publicou no Diário da República a portaria que atualiza as taxas de utilização do espetro. Este facto é agora enaltecido pela Vodafone Portugal numa resposta a um pedido de reação do ECO.

“Tal como a Vodafone Portugal já tinha referido, a publicação desta portaria é de extrema relevância no contexto do leilão do 5G. Ainda que a sua publicação ocorra já em pleno decurso do prazo de candidaturas, a portaria cria agora as condições para uma esclarecida e ponderada decisão de participação por parte dos potenciais interessados, considerando o impacto financeiro decorrente destas taxas”, aponta fonte oficial da empresa. “A Vodafone Portugal está a analisar a portaria publicada”, acrescenta.

O ECO contactou também fonte oficial da Nos, que não quis fazer comentários. Contactada também fonte oficial da Altice Portugal, o ECO encontra-se a aguardar resposta.

Entre as novidades previstas na portaria está um desconto de 80% sobre as taxas de utilização das frequências do 5G nos 700 MHz e nos 3,6 GHz, durante o período inicial das licenças. Estas são consideradas as faixas mais relevantes para a quinta geração de redes de comunicações eletrónicas móveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ir ou não ir ao leilão do 5G? Atualização de taxas de espetro “cria condições” para Vodafone tomar decisão ponderada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião