Líder do FMI pede ousadia aos bancos centrais para apoio à recuperação

  • Lusa
  • 24 Novembro 2020

Kristalina Georgieva defende que os bancos centrais devem mostrar-se "inovadores" e "ousados", mas não podem lutar sozinhos contra a crise económica mundial.

Os bancos centrais devem mostrar-se “inovadores” e “ousados”, mas não podem lutar sozinhos contra a crise económica mundial, afirmou a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), lembrando o “papel fundamental” das políticas governamentais.

As instituições financeiras, que baixaram as taxas de juro e facilitaram os empréstimos para apoiar empresas, devem encontrar uma forma de renovar “o quadro” da sua política monetária e dos seus instrumentos, declarou Kristalina Georgieva, num discurso que será proferido num evento que contará também com a participação do vice-presidente da Reserva Federal (Fed), Richard Clarida e do economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane.

“Isso vai dar-lhes as munições vitais para lutarem contra a crise e apoiarem a retoma”, acrescentou.

Georgieva insistiu, no entanto, que “a política monetária não deve e não pode fazer o trabalho sozinha”.

A diretora-geral do FMI tem vindo a afirmar há vários meses que a política orçamental tem “um papel fundamental” a desempenhar.

“Os decisores intensificaram o apoio orçamental durante a crise e devem continuar a fazer o mesmo para apoiar uma recuperação sustentável e inclusiva”, adiantou.

Devido ao impacto da pandemia de Covid-19, o FMI prevê uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) mundial de 4,4% este ano, antes de uma recuperação de 5,2% em 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder do FMI pede ousadia aos bancos centrais para apoio à recuperação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião