Benfica financia jogador para o Vitória de Setúbal e infringe leis da FIFA

  • ECO
  • 25 Novembro 2020

O Benfica financiou a compra do marroquino Khalid Hachadi pelo Vitória de Setúbal, tendo assinado um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA.

O Benfica financiou a compra de um jogador pelo Vitória de Setúbal, tendo assinado com os setubalenses um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA, avança o Público (acesso condicionado). Em causa está uma cláusula que previa uma indemnização aos encarnados caso o jogador fosse transferido para um outro clube, sem ser o clube da Luz.

No verão de 2019, o Vitória de Setúbal pagou 1,25 milhões de euros pela contratação do marroquino Khalid Hachadi, levando a melhor sobre o Benfica e o Sporting. Desde total desembolsado pelos sadinos, 800.000 euros foram para o Olympique Club Khourigba, 150.000 para o próprio jogador e 300.000 euros para a conta de um empresário como comissão de intermediação. Mas quem financiou toda a operação foi o Benfica de Luís Filipe Vieira, que assinou com os setubalenses um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA, pagando 900.000 euros.

O problema é que este contrato, que não foi registado na plataforma Transfer Matching System (TMS) da FIFA, infringe claramente os regulamentos. Isto porque o documento prevê, entre outras cláusulas, que se o jogador fosse transferido para um terceiro clube, rescindisse por mútuo acordo ou por justa causa, sem conceder ao Benfica o direito de preferência, os encarnados seriam compensados com 1,5 milhões de euros (ou 6,5 milhões de euros caso Hachadi fosse transferido para o FC Porto, Sporting ou Sp. Braga).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Benfica financia jogador para o Vitória de Setúbal e infringe leis da FIFA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião