Parlamento terá de tomar mais decisões sobre Novo Banco

  • ECO
  • 5 Dezembro 2020

Os deputados terão de tomar mais decisões sobre o Novo Banco, depois de terem travado transferência de 476 milhões de euros.

Depois de terem travado a transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco, os deputados deverão ser confrontados com mais despesas do Fundo de Resolução com o banco em causa, avança este sábado o Expresso (acesso pago).

Uma vez que o Fundo de Resolução entra para o perímetro das contas públicas, os gastos inesperados têm de ser autorizados e, em função dos valores, podem carecer de “luz verde” do Ministério das Finanças ou até mesmo da Assembleia da República.

E segundo o Expresso, além dos 900 milhões que o Novo Banco ainda pode pedir à luz do mecanismo acordado em 2017, o Fundo pode ainda ser confrontado com despesas adicionais que não estão orçamentadas na sua totalidade, nomeadamente para cobrir a diferença entre o que os credores comuns do BES conseguirem na liquidação do chamado “banco mau” e o valor equivalente a 31,7% do investimento de cada credor, bem como para fazer face a decisões judiciais desfavoráveis ao Novo Banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento terá de tomar mais decisões sobre Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião