AdC acusa Auchan, Continente, Pingo Doce e Beiersdorf de cartel

  • ECO
  • 9 Dezembro 2020

Comportamentos investigados foram praticados entre 2008 e 2017 pelas cadeias Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan.

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou os três grupos de distribuição alimentar Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan e o fornecedor de produtos de cosmética e higiene pessoal Beiersdorf, de práticas equivalentes a cartel. As entidades alinharam os preços dos principais produtos, em prejuízo dos consumidores, segundo informa a AdC em comunicado.

Além das cadeias de distribuição, é também visado um diretor do fornecedor Beiersdorf – fornecedor de produtos de cosmética, higiene pessoal e beleza – onde se incluem marcas como Nivea e Labello.

Os comportamentos investigados pela autoridade foram praticados entre 2008 e 2017.

A conduta é “muito grave”. É uma prática equivalente a um cartel, “em que os distribuidores, não comunicando diretamente entre si, como acontece habitualmente num cartel, recorrem a contactos bilaterais com o fornecedor para promover ou garantir, através deste, que todos praticam o mesmo PVP no mercado retalhista”, saindo assim os consumidores prejudicados, explica a AdC.

No passado 24 de novembro, a AdC tinha já acusado os mesmos três grupos de prática similar com o fornecedor de bebidas alcoólicas Active Brands, que detém as marcas Licor Beirão e Porto Velhotes.

“A AdC tem atualmente em curso mais de dez investigações no setor da grande distribuição de base alimentar, algumas ainda sujeitas a segredo de justiça”, salienta no mesmo comunicado.

(Notícia atualizada às 17h59 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AdC acusa Auchan, Continente, Pingo Doce e Beiersdorf de cartel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião