Moratórias mascaram qualidade dos ativos no sul da Europa, diz Fitch

  • Lusa
  • 11 Dezembro 2020

A Fitch considera que a utilização de moratórias é maior onde há "pouco ou nenhum recurso a empréstimos com garantias do Estado, como no Chipre, Grécia e Portugal".

A agência de rating Fitch considerou, num relatório divulgado esta sexta-feira, que as moratórias bancárias adotadas na sequência da pandemia “mascaram a qualidade de base dos ativos” da banca no sul da Europa.

“Ao passo que as moratórias de crédito são uma solução para o potencial stress de curto prazo da liquidez dos devedores, elas mascaram riscos de médio-prazo para a qualidade dos ativos dos bancos”, pode ler-se num relatório da Fitch sobre o sul da Europa. De acordo com o documento, a utilização de moratórias é maior onde há “pouco ou nenhum recurso a empréstimos com garantias do Estado, como no Chipre, Grécia e Portugal”.

Segundo a agência de notação financeira, “os bancos do sul da Europa usaram, em geral, mais moratórias de crédito e outros esquemas de suporte que os bancos noutras partes da Europa”. A Fitch adianta que esta situação é atribuível a vários fatores, como a ligação das economias ao turismo, ou “a ligação das economias às pequenas e médias empresas, que tendem a ser mais vulneráveis que os grandes empregadores aos choques económicos”.

“A dívida do setor privado permanece particularmente alta em Chipre e Portugal, tornando os devedores mais vulneráveis a quebras”, aponta também a Fitch no documento. No entanto, em Chipre e na Grécia “as moratórias colocam riscos adicionais” aos bancos, dado que “a cultura de pagamento é mais fraca que no resto do sul da Europa”.

Em toda a UE, “as moratórias representaram mesmo menos de 10% do total dos empréstimos do setor bancário no final de junho de 2020, de acordo com a Autoridade Bancária Europeia”, segundo o documento. No entanto, “as proporções em Chipre, Grécia, Itália e Portugal são maiores”, ao passo que em Espanha “a proporção é menor devido ao maior uso de empréstimos garantidos pelo Estado ao invés de moratórias para apoiar os devedores”.

A Fitch considera ainda que as moratórias devem recuar em 2021 no sul da Europa, mas “o uso de moratórias adicionais não pode ser excluído” para os bancos da região.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moratórias mascaram qualidade dos ativos no sul da Europa, diz Fitch

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião