5 coisas que vão marcar o dia
A Fed revela esta quarta-feira se vai meter o pé no acelerador dos estímulos monetários. Em Belém, Marcelo recebe os partidos para falar sobre o prolongamento do estado de emergência.
Os ministros das Finanças da Zona Euro vão reunir-se remotamente para mais uma reunião do Eurogrupo onde irão discutir os orçamentos nacionais para 2021. No Parlamento nacional, o coordenador do plano de vacinação será questionado pelos deputados, enquanto Marcelo Rebelo de Sousa recebe os partidos por causa do prolongamento do estado de emergência. Do outro lado do Atlântico, atenções viradas para a Fed.
Reserva Federal deverá anunciar prolongamento dos estímulos
Esta quarta-feira termina a reunião de política monetária da Reserva Federal norte-americana. A expectativa dos analistas e do mercado é que Jerome Powell, o presidente da Fed, siga os passos de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), que na semana passada decidiu aumentar e prolongar os estímulos monetários dados à economia por causa da crise pandémica. A Fed deverá passar a indicar que as compras mensais de 120 mil milhões de dólares de dívida continuarão até que a recuperação económica preencha certos requisitos. Neste momento, a Reserva Federal diz que as compras vão manter-se no nível atual apenas “durante os próximos meses”, um período mais limitado do que a formulação que se prevê que vai adotar.
Marcelo recebe partidos para prolongar Estado de Emergência
O Presidente da República começa a receber os partidos com assento parlamentar esta quarta-feira para os ouvir sobre o prolongamento do Estado de Emergência em Portugal por causa da situação epidemiológica e a pressão nos hospitais provocada pelo número de infeções diárias. Às 11h, Marcelo Rebelo de Sousa recebe a Iniciativa Liberal, seguindo-se o Chega, o PEV, o PAN, o CDS e o PCP até às 13h30. Depois fará uma pausa para um evento e continuará no final da tarde com Bloco, PSD e PS. Ainda esta quarta-feira o Presidente deverá enviar o decreto presidencial, o qual deverá ser discutido e votado na quinta-feira, de acordo com a agenda do Parlamento, a qual poderá mudar.
Eurogrupo reúne-se para discutir orçamentos
Os ministros das Finanças da Zona Euro vão reunir-se esta quarta-feira por vídeoconferência sob a presidência de Paschal Donohoe, ministro das Finanças da Irlanda. Haverá uma troca de visões entre os responsáveis, onde se inclui João Leão, o ministro das Finanças português, sobre a situação macroeconómica da economia europeia numa altura em que é afetada pela segunda vaga do vírus. Posteriormente, serão discutidos os orçamentos nacionais para 2021 e quais as perspetivas sobre a situação orçamental da Zona Euro.
Coordenador do plano de vacinação ouvido no Parlamento
A requerimento do CDS e do PSD, o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19 irá ser ouvido esta quarta-feira na comissão parlamentar de saúde, em conjunto com a comissão eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social. Os deputados pretendem saber mais pormenores sobre o plano e poderão questionar Francisco Ramos sobre se este mudará agora que se sabe que a autoridade europeia poderá tomar uma decisão sobre a vacina da Pfizer/BioNTech a 21 de dezembro, antecipando o momento que estava programado para dia 29.
INE revela estatísticas do comércio em 2019
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai revelar as estatísticas sobre o setor do comércio em 2019. Estão incluídas as empresas de comércio e estabelecimentos retalhistas de dimensão relevante em Portugal, nomeadamente as do setor automóvel. Além disso, o gabinete de estatísticas revela um estudo sobre estatísticas da inovação relativas a 2018.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}