“Não é desejável nem previsível nenhuma crise” política em 2021, diz Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa diz que não lhe passa pela cabeça que sejam convocadas eleições legislativas no próximo ano. 

Marcelo Rebelo de Sousa diz que não lhe passa pela cabeça que sejam convocadas eleições legislativas no próximo ano. O atual Presidente da República e também candidato a um novo mandato em Belém defende que “não é desejável nem previsível” nenhuma crise política em 2021, em entrevista à TVI.

O Orçamento do Estado passou no Parlamento, argumentou Marcelo, portanto nesse campo era preciso um veto por parte do Presidente para haver crise. Questionado sobre se tal está no horizonte, o candidato à presidência apontou que “bom senso dita que a orientação tendencial não é para criar crise política”.

Sublinha ainda que vão ter lugar também no próximo ano eleições autárquicas, sendo que existirá ainda um “debate interno dos partidos”, pelo termo de muitas lideranças. Tendo em conta este panorama, o candidato à uma reeleição defende que “não é desejável nem previsível nenhuma crise [política] em 2021”.

Apesar disso, Marcelo admitiu que num eventual segundo mandato será mais difícil evitar uma crise política, algo que era um dos seus objetivos do primeiro mandato. “Agora vamos ter pandemia e crise económica e social”, nota, apontando que “tudo está ligado”. Quanto maior for a pandemia e a crise, maior é o stress no sistema político, remata.

(Notícia atualizada às 21h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não é desejável nem previsível nenhuma crise” política em 2021, diz Marcelo Rebelo de Sousa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião