Gestora de oito centros comerciais em Portugal avança com despedimento coletivo

A Multi Corporation, detida pela Blackstone, vai avançar com um despedimento coletivo em vários países. Medida afeta "menos de 20 colaboradores" em Portugal, incluindo o diretor-geral.

A pandemia tem prejudicado muitas empresas e o setor dos centros comerciais não tem escapado ao impacto. A Multi Corporation, que gere 78 centros comerciais na Europa, dos quais oito em território nacional, vai avançar com um despedimento coletivo, afetando duas dezenas de pessoas em Portugal. A informação foi confirmada pela própria empresa ao ECO, que a justifica com os efeitos que a pandemia está e vai continuar a ter no setor.

Sem adiantar números concretos, a fonte oficial da Multi Corporation confirmou ao ECO que “está em curso um processo de consulta de despedimentos que afeta menos de 20 colaboradores em Portugal”. A empresa não respondeu a esta informação, mas o ECO apurou junto de fontes do mercado imobiliário que o diretor-geral da Multi em Portugal e Espanha, Francisco Cavaleiro de Ferreira, será um dos afetados.

A gestora afirma, contudo, que “Portugal não é o país afetado” por esta decisão, recusando adiantar o número de despedimentos que serão feitos nos restantes países, “visto que neste momento decorrem conversas com os colaboradores” e que este processo “deve ser feito com todo o cuidado”. A Multi acrescenta estar “totalmente empenhada” em apoiar os funcionários afetados da maneira “mais cuidadosa e transparente” possível.

A Multi justifica este despedimento coletivo com a pandemia, que tem tido um impacto no setor retalhista. “Devido à Covid-19 e aos ventos contrários a longo prazo que o setor do retalho enfrenta, estamos continuamente a avaliar a nossa estrutura e a maneira como trabalhamos, e isso pode ter consequências para alguns dos nossos funcionários”, referiu fonte oficial da empresa.

O ECO questionou a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), da qual a gestora é associada, para tentar perceber melhor o contexto deste despedimento coletivo, mas a associação recusou fazer comentários.

Nesta altura de pandemia, os proprietários dos centros comerciais e os lojistas têm estado em “guerra” devido às rendas, até que o Parlamento aprovou a suspensão das rendas fixas pagas pelos lojistas, tendo estes de pagar apenas a renda variável (em função das vendas). Esta medida não foi bem aceite pelos centros comerciais, que avançaram mesmo com uma queixa contra o Estado junto da Comissão Europeia.

Nessa queixa, apresentada pela APCC, são referidas a “inconstitucionalidade” e a “ingerência nos contratos celebrados entre privados”, numa medida que “irá acarretar graves consequências para o setor, levando ao fecho de centros comerciais e ao consequente encerramento de lojas e perda de emprego“.

A Multi Corporation é uma empresa responsável pela gestão de centros comerciais e pertence desde 2013 à gigante norte-americana Blackstone. Gere (não sendo proprietária dos mesmos) atualmente 78 centros na carteira, espalhados pela Europa, dos quais oito são em Portugal: Almada Fórum, Armazéns do Chiado (Lisboa), B Planet (Barreiro), Braga Retail Center, Fórum Algarve, Fórum Coimbra, Fórum Madeira e Fórum Viseu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gestora de oito centros comerciais em Portugal avança com despedimento coletivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião