EDP e EDP Renováveis renovam máximos em bolsa

A grande maioria das cotadas da bolsa de Lisboa terminou a primeira sessão da semana com ganhos, num dia de valorizações nas praças europeias.

A bolsa nacional arrancou a última semana do ano pintada de verde, com a grande maioria das cotadas a registar valorizações. A praça lisboeta acompanhou assim os ganhos sentidos nas congéneres europeias. O desempenho do PSI-20 foi impulsionado pelas cotadas da pasta do papel, bem como pelo setor da energia.

O PSI-20, índice de referência nacional, subiu 1,53% para 4.929,30 pontos. Entre as 18 cotadas, apenas duas ficaram abaixo da linha d’água nesta sessão, uma — o BCP — ficou inalterada e as restantes registaram valorizações.

A liderar as subidas esteve a Corticeira Amorim, que ganhou 3,41% para 10,92 euros. A EDP Renováveis subiu 3,14% para 23 euros e a EDP ganhou 1,2% para 5,24 euros, sendo que em ambos os casos as cotadas tocaram máximos históricos na sessão. Em conjunto, o grupo já vale 40 mil milhões de euros em capitalização de mercado.

EDP renova máximo

As papeleiras também sobressaem nos ganhos, com a Navigator a registar ganhos de 2,69% para os 2,518 euros. A Altri avançou 1,27% para os 5,18 euros e a Semapa subiu 2,58% para os 9,16 euros. No retalho, a Jerónimo Martins valorizou 1,61% para 13,90 euros.

A primeira sessão da semana também foi positiva na Europa, depois de ter sido atingido um acordo para o Brexit, bem como aprovados estímulos nos EUA. O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,7%, depois de ter atingido o nível mais alto desde o fim de fevereiro, durante a sessão. Já o alemão DAX ganhou 1,6%, um máximo histórico, enquanto o francês CAC-40 avançou 1,3% e o espanhol Ibex-35 somou 0,6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP e EDP Renováveis renovam máximos em bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião