Pfizer atrasa segunda entrega das vacinas em Espanha

  • Lusa
  • 28 Dezembro 2020

Esta segunda-feira deveriam ter sido entregues 350 mil doses. Atraso deu-se em oito países.

A nova entrega de vacinas da Pfizer-BioNTech contra aCovid-19 em Espanha, que estava agendada para esta segunda-feira, sofreu um atraso e teve de ser adiada para terça-feira, confirmou o ministério espanhol da Saúde.

Em comunicado, o ministério liderado pelo ministro Salvador Ilia comunicou o atraso de um dia na chegada das doses. Simultaneamente, a Pfizer Espanha reportou numa declaração pública que “esta noite foi informada pela sua fábrica em Puurs (Bélgica) do atraso dos envios para oito países europeus, incluindo Espanha, devido a um problema no processo de carregamento e expedição”.

No entanto, apesar de a próxima entrega de vacinas ter sido “adiada por algumas horas e chegue a Espanha na terça-feira para a continuação da vacinação em todo o país”, o governo espanhol esclareceu que a empresa farmacêutica informou que “a situação já foi resolvida”

As primeiras 9.750 vacinas da Pfizer/BioNTech chegaram a Espanha no sábado, provenientes da Bélgica em dois contentores, os mesmos que foram enviados a cada estado membro da União Europeia (UE) para esta “primeira entrega simbólica”, como explicou este domingo o diretor geral da Pfizer Espanha, Sergio Rodríguez.

À primeira entrega de vacinas seguir-se-ia a remessa de 350 mil doses inicialmente previstas para esta segunda-feira, uma quantidade que será recebida todas as segundas-feiras das próximas 12 semanas até atingir um total de 4,5 milhões de doses, que vão ser administradas na primeira fase aos grupos prioritários.

A Comissão Europeia contratou com a Pfizer/BioNTech um total de 200 milhões de doses, das quais a Espanha receberá 10 por cento – cerca de 20 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pfizer atrasa segunda entrega das vacinas em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião