Famílias portuguesas gastaram menos em comunicações do que a média europeia

As famílias portuguesas gastaram 2,2% em "comunicações", ou seja, mais de 3.000 milhões.

Em 2019, 2,4% das despesas das famílias da União Europeia (UE) ficou reservado para “comunicações”, isto é, equipamentos, telecomunicações, correios, entre outros. No total foram gastos 175 mil milhões de euros (1,3% do PIB europeu). Portugal ficou abaixo da média europeia, segundo indicam os dados do Eurostat.

Os países onde as famílias gastaram mais com comunicações são a Bulgária (4,7%), Croácia (4,0%), Grécia (3,9%) e Roménia (3,4%). No extremo oposto encontram-se o Luxemburgo (1,3%), Dinamarca e Áustria (ambos 1,9%).

Portugal está abaixo da média da UE. As famílias portuguesas gastaram 2,2% em comunicações, ou seja, mais de 3.000 milhões, o que representa 1,5% do PIB.

Entre as despesas domésticas, a maior queda na última década deu-se nesta categoria. Na UE passou de 3% em 2009 para 2,4% em 2019, menos 0,6%. A queda atingiu quase todos os Estados membros, ma especialmente a Estónia, com uma diminuição de 1,7% em dez anos (4% em 2009, 2,3% em 2019). À Estónia seguem-se os Países Baixos (-1,1%), França (-1%), Irlanda e Polónia (ambos -0,9%).

A exceção aconteceu em três países: Roménia (+1,1%), à frente da Croácia (+0,3%) e da Suécia (+0,2%).

Em Portugal, conforme o gabinete estatístico europeu, as despesas das famílias com esta rubrica na última década diminuíram 0,8%, passando de 3% em 2009 (3.481 milhões de euros) para 2,2% no ano passado.

Os preços das telecomunicações têm gerado polémica em Portugal, estando a Anacom e as operadoras em “guerra”. Segundo a Anacom os preços das telecomunicações têm caído na Europa e subido em Portugal. Pelo contrário, as operadoras, como a Altice, dizem que a Anacom não deve usar os dados do Eurostat, mas sim realizar o seu próprio estudo de mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias portuguesas gastaram menos em comunicações do que a média europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião