Altice suspende “qualquer relacionamento institucional” com Anacom
A Altice acusa a Anacom de "ludibriar o país", "atacar e denegrir o setor das telecomunicações". Isto depois de o regulador ter afirmado que preços em Portugal subiram, enquanto na Europa caíram.
Depois de a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) ter afirmado que os preços das telecomunicações subiram em Portugal e caíram na Europa, a Altice decidiu suspender “qualquer relacionamento institucional”, acusando o regulador de insistir em “comparar o que não é comparável”, contribuindo para um “contexto regulatório fomentador da desconfiança” e da “imprevisibilidade”.
“A Altice Portugal é uma vez mais forçada a reagir a nova comunicação da Anacom, que insiste em ludibriar o país, em atacar e denegrir o setor das telecomunicações em Portugal“, começa por referir a empresa liderada por Alexandre Fonseca, em comunicado enviado esta quarta-feira.
Esta terça-feira, a Anacom, citando dados do Eurostat, afirmou que os preços das telecomunicações em território nacional aumentaram 6,5% entre final de 2009 e outubro de 2020 enquanto na União Europeia caíram 11%. Uma comunicação que não foi bem recebida pela Altice.
Para a dona da Meo, isto “não passa de mais uma inverdade para prejudicar o setor, tentando camuflar a gravíssima situação ao redor do leilão da tecnologia 5G, cuja responsabilidade é exclusivamente da própria Anacom”. O regulador “insiste em comparar o que não é comparável, contribuindo apenas para a promoção de um contexto regulatório fomentador da desconfiança, da imprevisibilidade e da promoção do desinvestimento”.
A Altice afirma que há três anos que a Anacom não realiza “qualquer estudo de preços ou análise de mercado”, tendo optado por “socorrer-se dos dados do INE, e dos dados que este instituto fornece ao Eurostat, que são indicadores que não devem nem podem ser utilizados para análises de preços, pois não permitem uma análise real e verdadeira”.
Assim, e justificando também com o “atual contexto” em que “toda a economia nacional e seus agentes se sentem já esclarecidos e reconhecem o quão mal este regulador tem feito por Portugal”, a Altice afirma: “sentimo-nos completamente legitimados em suspender, a partir de agora, qualquer relacionamento institucional com a Anacom, que não o que obriga a lei”.
A empresa termina, afirmando ser ainda “lamentável que outras instituições com elevadas responsabilidades no país não atuem de forma a erradicar tanta irresponsabilidade e dar espaço ao diálogo razoável e construtivo, evitando consequências desastrosas que prejudicarão em muito o país, a economia e a sociedade”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Altice suspende “qualquer relacionamento institucional” com Anacom
{{ noCommentsLabel }}