Inflação estagna em 2020 depois de queda homóloga de 0,2% em dezembro

  • Lusa
  • 4 Janeiro 2021

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor terá sido de -0,2% em dezembro, igual ao registado em novembro, segundo estimativa rápida do INE.

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de -0,2% em dezembro, igual ao registado em novembro, e a média do ano terá sido nula, segundo a estimativa rápida divulgada esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de -0,1%, valor que compara com os -0,2% no mês anterior.

A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido -4,9%, contra os -6,0% no mês anterior, enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 2,6% (3,8% em novembro), sinaliza.

Relativamente ao mês anterior o IPC terá tido uma variação de -0,1% (em novembro, a variação mensal foi -0,3% e em dezembro de 2019 tinha sido -0,1%).

O INE estima uma variação média nula nos últimos 12 meses, valor idêntico ao registado no mês precedente.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, por sua vez, terá registado uma variação homóloga de -0,3% (-0,4% no mês anterior).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de dezembro serão publicados no próximo dia 13 de janeiro de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação estagna em 2020 depois de queda homóloga de 0,2% em dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião