Bolsa de Nova Iorque renuncia a retirar três empresas chinesas

  • Lusa
  • 5 Janeiro 2021

Empresas são acusadas de estarem relacionadas com o desenvolvimento da capacidade militar chinesa. NYSE seguiu o decreto presidencial, mas agora volta atrás na decisão de as remover dos índices.

A bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE) recuou na segunda-feira na decisão de retirar da lista de cotadas três empresas chinesas de telecomunicações, depois de “consultas com as autoridades reguladoras competentes”.

Na sexta-feira, a NYSE tinha anunciado a retirada da China Mobile Communications, da China Telecommunications Corp e da China Unicom (Hong Kong) Limited, três sociedades controladas pelo Governo chinês, também cotadas na bolsa de Hong Kong.

A decisão inicial da bolsa de valores de Nova Iorque foi tomada em conformidade com o decreto presidencial norte-americano de 12 de novembro, de proibição das transações sobre empresas acusadas de estarem relacionadas com o desenvolvimento da capacidade militar chinesa.

Os títulos dos três grupos são negociados nos Estados Unidos sob a forma “ADR”, American Depositary Shares”, títulos atribuídos às empresas estrangeiras que pretendem aceder a Wall Street.

A administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, e Pequim travam, há vários anos, uma batalha na frente económica e tecnológica, através de taxas alfandegárias punitivas e de “listas negras” que afetam também o gigante das telecomunicações Huawei e a aplicação popular TikTok.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Nova Iorque renuncia a retirar três empresas chinesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião