Nas notícias lá fora: Bitcoin, Trump e Senado dos EUA

  • ECO
  • 6 Janeiro 2021

Nesta segunda ronda de confinamento devido à pandemia de Covid-19, famílias poderão acumular 500 mil milhões de euros. Já os CEO's no Reino Unido recebem 115 vezes mais do que os trabalhadores.

Numa sequência de medidas que pretendem limitar a atuação de empresas chinesas nos Estados Unidos da América, Donald Trump decidiu, agora, proibir as transações com recurso a apps de pagamento chinesas, como é exemplo a Alipay. No mesmo país, e a propósito das eleições no Estado da Georgia, os democratas venceram, dando-lhes a oportunidade de voltarem a controlar o Senado, algo que não acontecia desde 2015. Já o Bitcoin ultrapassou os 35 mil dólares, atingindo assim um novo recorde.

Bloomberg

Confinamentos dão à Europa 500 mil milhões para ajudar na recuperação

Com o novo aumento de casos de infeção por Covid-19, os países vêm-se obrigados a aplicar medidas mais restritivas, sendo que vários países europeus estão inclusivamente a voltar ao confinamento, numa tentativa de travar a propagação do vírus. Na primeira vaga da pandemia, na primavera, as famílias acumularam poupanças, dado que os estabelecimentos comerciais estavam praticamente todos fechados. Agora, nesta segunda ronda de confinamento, as famílias poderão acumular 500 mil milhões de euros que poderiam ser gastos em restaurantes, viagens ou lojas, segundo os cálculos da Allianz SE.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Business Insider

Democratas assumem o controlo do Senado

Os democratas venceram as eleições do Estado da Georgia, voltando a controlar o Senado pela primeira vez desde 2015. O democrata Raphael Warnock venceu as eleições especiais para o Senado dos Estados Unidos na Geórgia, ao bater a senadora republicana Kelly Loeffler, tornando-se no primeiro senador negro na história do estado conservador. Ao mesmo tempo, o senador republicano David Perdue foi derrotado pelo democrata Jon Ossoff, tornando-se no mais jovem senador democrata desde Joe Biden, eleito naquele estado em 1973.

Leia a notícia completa no Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês).

Financial Times

Trump proíbe apps de pagamento chinesas nos Estados Unidos

Dias antes de abandonar a Casa Branca, algo que acontecerá no próximo dia 20 de janeiro, Donald Trump tomou a decisão de proibir as transações com recurso a aplicações de pagamento chinesas, como é o caso da Alipay, da WeChat Pay e da Tencent’s QQ Wallet. Trump justifica esta medida afirmando que a crescente disseminação de apps chinesas “continua a ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia” dos Estados Unidos.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso livre, conteúdo em inglês).

The Guardian

CEOs no Reino Unido recebem 115 vezes mais do que os trabalhadores

Um estudo desenvolvido pelo britânico High Pay Centre revelou que os presidentes executivos das empresas presentes no FTSE 100 ganham, em média, 3,6 milhões de libras por ano, o que é 115 vezes superior às 31.461 libras obtidas anualmente, em média, pelos trabalhadores a tempo integral. Por hora, os CEO’s terão assim ganho mais dinheiro até às 17h30 de dia 6 de janeiro do que o total que o trabalhador médio conseguirá acumular em todo o ano de 2021.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso pago, conteúdo em inglês).

Reuters

Bitcoin ultrapassa os 35.000 dólares para fixar novo recorde

A Bitcoin atingiu um novo recorde. Chegou a negociar acima da fasquia dos 35.000 dólares. A criptomoeda alcançou os 35.879 dólares prolongando a escalada dos últimos dias, que já levou esta moeda digital a subir mais de 800% desde meados de março do ano passado. A moeda virtual mais popular do mundo tinha ultrapassado a fasquia dos 20.000 dólares pela primeira vez a 16 de dezembro.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Bitcoin, Trump e Senado dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião