Estes são os 25 concelhos que não terão limitações este fim de semana

Com o número de novas infeções a disparar nos últimos dias, o Governo decidiu apertar as regras de contenção, havendo apenas 25 concelhos onde não há recolher obrigatório a partir das 13h.

Durante o próximo estado de emergência, que estará em vigor até dia 15 de janeiro, o Executivo decidiu estender as regras atualmente em vigor. Nesse sentido, haverá proibição de circulação entre concelhos e recolher obrigatório a partir das 13h durante o próximo fim de semana, à exceção dos 25 concelhos onde o risco de transmissão da Covid-19 é considerado “moderado”, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro.

Após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, António Costa recordou que na terça-feira passada o número de novos casos por Covid-19 “era 4.956”, contudo, na quarta-feira, “os números já foram superiores a 10 mil e os novos casos hoje [quinta-feira] praticamente chegam de novo aos 10 mil”, sinaliza.

Nesse contexto, e dado o agravamento da pandemia, o Conselho de Ministros “aprovou estender as regras atualmente em vigor para o próximo período” de estado de emergência, agrupando os três níveis de risco mais gravosos, isto é, “elevado”, “muito elevado” e “extremo” para efeitos de medidas restritivas. De sublinhar que nestes escalões haverá proibição entre concelhos e recolher a partir das 13h já este fim de semana.

De fora ficam apenas 25 concelhos cuja incidência do vírus é inferior a 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, pelo que não terão restrições no próximo fim de semana. Destes 25 concelhos apenas dez partilham fronteiras, com destaque para uma mancha de seis municípios do litoral alentejano ao barlavento algarvio. Sendo que Faro é o distrito com maior número de concelhos com menos de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. São eles Alcoutim, Aljezur, Lagoa, Monchique e Vila do Bispo.

Veja a lista:

  1. Alcoutim
  2. Aljezur
  3. Almeida
  4. Arronches
  5. Barrancos
  6. Carrazeda de Ansiães
  7. Castanheira de Pêra
  8. Castelo de Vide
  9. Coruche
  10. Ferreira do Alentejo
  11. Freixo de Espada à Cinta
  12. Lagoa
  13. Manteigas
  14. Monchique
  15. Odemira
  16. Pampilhosa da Serra
  17. Proença-a-Nova
  18. Resende
  19. Santiago do Cacém
  20. Sardoal
  21. Sernancelhe
  22. Sines
  23. Torre de Moncorvo
  24. Vila de Rei
  25. Vila do Bispo

(Notícia atualizada às 15h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes são os 25 concelhos que não terão limitações este fim de semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião