Saiba quanto vai pagar de luz em 2021. Fatura pode não baixar

O salto de 6,3% nas tarifas de acesso às redes vai castigar os consumidores. EDP, Galp e Goldenergy baixam preços para "compensar", Endesa não e a Iberdrola promete "tarifários ajustados" a 2021.

Ano novo, nova fatura de energia elétrica — de preferência mais baixa e com poupanças significativas para as carteiras dos consumidores portugueses. Para quem ainda está no mercado regulado (cerca de um milhão de consumidores) já é certo que o efeito combinado da redução de 0,6% nas tarifas em 2021 e da descida da taxa de IVA para 13% nos primeiros 100 KWh consumidos por mês permitirá poupar entre 20 e 30 euros por ano na fatura de eletricidade, quer se trate de um agregado familiar de duas ou quatro pessoas.

E para quem está no mercado livre, como será? Aos seus quatro milhões de clientes, a EDP Comercial (que detém a maioria da carteira no liberalizado, apesar de estar a perder quota de mercado há algum tempo) já tinha dito que podem contar com uma descida média de 1% nos preços em 2021 (acima do mercado regulado), aplicável a todos os tipos de tarifas (simples, bi-horária e tri-horária) e a todos os níveis de potência. Em 2020, a EDP tinha reduzido os preços aos clientes domésticos em 0,4%.

Esta descida média de 1% equivale, para diferentes perfis de consumo, a reduções da fatura anual entre 1,7% e 2,6%, ou seja, entre 6 e 50 euros por clientes, por ano, estima a elétrica.

A Endesa diz apenas que não vai mexer nos seus preços este ano, “aplicando apenas a atualização das tarifas de acesso às redes de distribuição e transporte de energia elétrica”. Ou seja, os 500 mil clientes da elétrica espanhola verão as faturas subir por via do aumento de 6,3% das Tarifas de Acesso à Rede em baixa tensão normal já anunciada pela ERSE.

Por seu lado, a Goldenergy revelou ao ECO/Capital Verde que vai compensar este salto nas tarifas de acesso “baixando o preço do termo de energia fornecida (euros por KWh) em aproximadamente 4,2% nas suas ofertas novas disponibilizadas para 2021”. “A descida de preços praticada pela Goldenergy vai permitir que as famílias portuguesas não sintam a subida destes acessos”, disse Miguel Checa, CEO da Goldenergy, garantindo que, face ao mercado regulado, os clientes da elétrica poupam por ano entre 53 e 283 euros, de acordo com o consumidor tipo.

A Iberdrola avança também que “a partir dos primeiros dias de janeiro disponibilizará aos novos clientes os tarifários ajustados à realidade dos acessos de 2021”, sem precisar percentagens de desconto ou de aumento dos preços, mas explicando apenas que: “Dependendo do perfil do cliente, podem significar uma melhoria face aos tarifários disponíveis para contratação em 2020″, disse ao ECO/Capital Verde fonte da Iberdrola, sublinhando que “a subida das tarifas de acesso este ano não é marginal”.

“Ao longo de 2020 fomos apresentando tarifários e promoções que entendemos responderem às necessidades competitivas e ao contexto geral de mercado existente. Apresentámos em junho uma forte campanha com redução de 50% nos preços de energia na baixa tensão normal que tinha como objetivo ajudar a minimizar os impactos negativos criados pela pandemia”, frisou a mesma fonte da elétrica espanhola.

Questionada sobre a sua política de preços para 2021, fonte da Galp Energia disse ao ECO/Capital Verde que “reduziu em 2,5% o preço da sua energia, o que se reflete em descidas de entre 0,5% e 0,8% na fatura final dos seus clientes de eletricidade, consoante a potência contratada”.

Os tarifários de eletricidade da Galp para 2021 apresentam descontos totais na fatura na ordem dos 7 a 10%, o que para um casal sem filhos (potência contratada de 3,45 kVa e consumo anual 1500 kWh) se traduz numa poupança de 0,8% ou cerca de 3 euros, por comparação com 2020. Já no caso de um casal com filhos (potência contratada de 6,9 kVa e consumo anual 2600 kWh), a descida é de 0,5%, rondando também uma poupança de cerca de três euros na fatura.

As ofertas mais baratas dos cinco principais comercializadores em mercado livre

Ao sexto dia de 2021, e com os novos tarifários já carregados no simulador e comparador de ofertas comerciais da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), fomos descobrir quais os melhores preços praticados pelos cinco principais comercializadores a operar no mercado livre (e compará-los com a tarifa regulada), para uma família com dois filhos, potência contratada de 6,9 kVA, tarifa simples, consumo anual de 5000 kWh, incluindo tarifários com descontos e reembolsos e excluindo tarifários com ofertas condicionadas.

Fonte: Simulador de energia da ERSE – Dados recolhidos a 6 de janeiro de 2021

Desde 1 de dezembro de 2020, todos os clientes de eletricidade que têm contrato com um comercializador em mercado liberalizado já estão também a beneficiar dos primeiros 100 kWh mensais taxados a 13% de IVA, mas 2021 traz agora novos desafios para as faturas de luz destes consumidores. De acordo com a ERSE, no mercado livre o impacto nos preços depende sobretudo das tarifas de Acesso às Redes, mas também da componente de energia adquirida por cada comercializador.

Em 2021, o impacto médio das tarifas de Acesso às Redes na fatura final dos consumidores do mercado liberalizado será de 3,6% em Baixa Tensão Normal.

Um aumento inevitável nas faturas que o regulador espera ainda que as empresas compensem através da componente de energia e das estratégias de aprovisionamento de energia elétrica de cada comercializador, apelando para que sigam a tendência de queda dos preços ditada pela ERSE.

“Dependendo da estratégia de aprovisionamento de energia elétrica de cada comercializador, é possível que, face a preços historicamente baixos do mercado grossista de energia elétrica, o acréscimo das tarifas de Acesso às Redes em Baixa Tensão em 2021 seja compensado pela componente de energia à semelhança, aliás, do que se verifica nas tarifas transitórias de Venda a Clientes Finais que observam uma redução”, disse já o regulador.

Também o secretário de Estado da Energia, João Galamba, fez o mesmo apelo: “Funcionando a tarifa regulada como um referencial de preço para o mercado livre, é expectável que os mais de cinco milhões de consumidores, designadamente os pequenos negócios e as famílias que já se encontram no mercado livre, possam beneficiar também de uma redução nas faturas, por efeito da descida dos preços de energia elétrica”.

(Notícia atualizada com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saiba quanto vai pagar de luz em 2021. Fatura pode não baixar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião