EDP corta preço da luz em 1% em 2021

  • ECO
  • 30 Dezembro 2020

Preço da eletricidade praticado pela EDP Comercial vai baixar, em média, 1%. Poupanças podem ir dos seis euros aos 50 euros.

A fatura da eletricidade dos clientes da EDP Comercial vai baixar, em média, 1%, no próximo ano, avançou a elétrica ao Jornal de Negócios (acesso pago). Em causa está uma poupança entre seis euros e 50 euros, por ano, de acordo com a potência contratada e o consumo. Esta descida é superior à anunciada para o mercado regulado (0,6%).

As comercializadoras de eletricidade, por norma, seguem a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para as tarifas para o mercado regulado, mas em 2021 a EDP irá praticar uma descida dos preços mais pronunciada. Quando às demais comercializadoras — como a Galp e a Iberdrola — ainda não são conhecidas as decisões de atualização dos preços.

A repercussão da descida das tarifas anunciada pela ERSE no mercado liberalizado não está garantida, uma vez que, em abril de 2020, houve uma redução extraordinária de 3% (que não foi replicado no mercado liberalizado), na sequência do decréscimo dos preços da energia no mercado ibérico resultante da quebra de consumo motivada pela pandemia. Além disso, as tarifas de acesso à rede vão aumentar em 2021, o que poderá ter impacto também na fatura dos clientes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP corta preço da luz em 1% em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião