Avaliação das casas continua a subir. Veja os preços por região

A avaliação bancária das casas continua a subir e, atualmente, a média nacional está em 1.144 euros por metro quadrado. Mas há zonas do país onde este valor é superior.

A subida dos preços das casas tem estado a abrandar, mas a avaliação que os bancos fazem dos imóveis na altura de concederem crédito não está a acompanhar essa tendência. Este indicador está a subir há mais de três anos consecutivos e nem a pandemia foi suficiente para abalar este crescimento. Em novembro a média nacional foi de 1.144 euros por metro quadrado. Mas há zonas do país onde este valor é bastante superior.

A avaliação bancária subiu durante 35 meses consecutivos até fevereiro deste ano, mas em março essa cadeia foi quebrada e o indicador caiu um euro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Contudo, desde março, a avaliação bancária voltou às subidas — apenas tendo estabilizado de agosto para setembro. Em outubro a tendência regressou com um novo aumento, tal como em novembro.

No décimo primeiro mês do ano, a subida foi de 13 euros face a outubro. No caso dos apartamentos o aumento foi de sete euros para 1.252 euros por metro quadrado, mas nas moradias foi um pouco menor: uma subida de 13 euros para 954 euros por metro quadrado.

Analisando o mapa, percebe-se que há regiões onde o valor médio é superior à média nacional. Lisboa está, como seria de esperar, no top, mas não no topo. A liderança é do Algarve, com uma avaliação bancária de 1.562 euros por metro quadrado. Atrás vem a capital, com uma média de 1.507 euros por metro quadrado e a região do Porto com 1.248 euros por metro quadrado.

No extremo oposto está a região de Beiras e Serra da Estrela, com um valor médio do metro quadrado a ficar-se pelos 669 euros. Veja, em baixo, os valores para as restantes regiões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação das casas continua a subir. Veja os preços por região

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião