Incerteza política penaliza Wall Street e Tesla cai quase 8%

As bolsas norte-americanas afastaram-se de máximos históricos no dia em que o Congresso avançou com uma nova tentativa para destituir Donald Trump do cargo de presidente dos EUA.

As bolsas norte-americanas entraram na semana a perder valor. Os incidentes políticos e sociais dos últimos dias pesaram no sentimento dos investidores, que aproveitaram os recentes máximos históricos para realizarem mais-valias.

Enquanto o S&P 500 caiu 0,65%, para 3,799,75 pontos, o industrial Dow Jones perdeu 0,31%, para 31.002,46 pontos. Simultaneamente, o Nasdaq derrapou 1,25%, para 13.037,23 pontos, uma queda maior que é justificada com as perdas mais acentuadas por parte de algumas das grandes empresas de tecnologia.

Depois de uma queda superior a 10% no arranque das negociações, o Twitter recuperou parcialmente. Mesmo assim, a rede social encerrou com uma desvalorização de 6,43%. Cada título da empresa vale agora 48,17 dólares, depois da reação negativa dos investidores à decisão da empresa de expulsar permanentemente o presidente dos EUA da plataforma.

Dias depois do ataque ao Capitólio, perpetrado por apoiantes de Donald Trump, o Partido Democrata na Câmara dos Representantes formalizou esta segunda-feira uma acusação ao presidente dos EUA que coloca em marcha a segunda tentativa de destituição do chefe de Estado cessante.

A notícia está a gerar incerteza nas bolsas e a condicionar as negociações. O Facebook perdeu 4,01%, para 256,84 dólares, enquanto a Apple recuou 2,32%, para 128,98 dólares cada ação. A Tesla, que entrou recentemente no S&P 500, pressionou o índice de referência ao cair 7,91%, para 810,45 dólares.

Na indústria, destaque negativo para a Boeing. A fabricante viu os títulos caírem 1,51%, para 206,73 dólares, no rescaldo de um acidente com um avião Boeing 737-500, que tinha descolado de Jacarta (Indonésia) no sábado, com destino a Pontianak.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incerteza política penaliza Wall Street e Tesla cai quase 8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião