Banco do Brasil anuncia programa de corte de funcionários e fecho de 112 agências

  • Lusa
  • 11 Janeiro 2021

O plano de reestruturação do Banco do Brasil prevê o encerramento de 361 unidades em todo o país, 112 agências bancárias, sete escritórios comerciais e 242 postos de atendimento.

O Banco do Brasil anunciou esta segunda-feira um programa de reestruturação, com o encerramento de 361 unidades de negócios e corte de 5.000 empregos.

A instituição, controlada pelo Governo Central do Brasil, mas com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, informou em comunicado que, com o plano, alcançará uma poupança de 2,7 mil milhões de reais (cerca de 400 milhões de euros) até 2025.

A entidade acrescentou que a sua intenção é “privilegiar a especialização do atendimento e a expansão da oferta de soluções digitais”.

O plano de reestruturação do Banco do Brasil prevê o encerramento de 361 unidades em todo o país, 112 agências bancárias, sete escritórios comerciais e 242 postos de atendimento.

Também prevê a transformação de mais de 243 agências em postos de atendimento e de 145 postos de atendimento em lojas sem movimentação de dinheiro.

A reestruturação prevê também a criação de 28 novas unidades de negócios, 24 delas especializadas em negócios no setor agrícola.

O fecho das unidades ocorrerá a partir de 22 de fevereiro e os clientes das agências afetadas serão informados previamente por meio digital ou por telefone.

Até ao ano passado, o Banco do Brasil contava com 15.133 posições de atendimento ao cliente, incluindo 5.429 agências bancárias.

O banco disse ainda que aprovou dois novos planos de incentivos às demissões voluntárias, um para otimizar a distribuição da força de trabalho e outro para antecipar a saída de funcionários perto da reforma.

Em julho de 2019, o Banco do Brasil já havia anunciado um plano de incentivo às demissões voluntárias para promover um ajuste na distribuição de funcionários.

De acordo com o balanço financeiro que divulgou em novembro, até setembro de 2020, o Banco do Brasil contava com 92.106 funcionários, uma redução de 1,9% em relação aos que tinha no mesmo mês de 2019 (93.872).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco do Brasil anuncia programa de corte de funcionários e fecho de 112 agências

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião