Empresas precisam pedir estatuto “REX” para agilizar exportações após Brexit

  • ECO
  • 12 Janeiro 2021

São poucas as exportadoras portuguesas que têm o estatuto “REX, o sistema que permite aos comerciantes não pagar direitos de importação no Reino Unido.

Portugal tem cerca de 3.800 empresas exportadoras para o Reino Unido, mas são poucas as que têm o estatuto “REX”, o sistema de exportador registado para a certificação da origem das mercadorias, avança o Público (acesso condicionado).

O estatuto REX permite aos comerciantes não pagar direitos de importação no Reino Unido. O bastonário da Ordem dos Despachantes Oficiais, Mário Jorge, diz ser “previsível” que nos primeiros meses deste ano “haja um grande aumento” do número dos pedidos “REX” junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

O acordo de comércio livre com o Reino Unido prevê direitos aduaneiros nulos e contingentes pautais com isenção de direitos para todas as mercadorias que cumpram as regras de origem adequadas. Para o bastonário da Ordem dos Despachantes Oficiais, “é de todo importante que os operadores económicos portugueses obtenham” esse estatuto REX, porque a adesão a esse sistema permitirá a aposição nas faturas do certificado de origem do produto, afirma ao Público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas precisam pedir estatuto “REX” para agilizar exportações após Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião