Galp chega a acordo com Savannah para comprar metade do lítio da mina do Barroso

Galp vai gastar cerca de 5,3 milhões de euros para comprar 10% da mina do Barroso, da Savannah Resources e no futuro vai ficar com metade do lítio alí extraído: cerca de 100 mil toneladas por ano.

A empresa de exploração mineira Savannah Resources anunciou esta terça-feira em comunicado que chegou a acordo com a petrolífera portuguesa Galp Energia “relativamente a um proposta de investimento estratégico e aliança no campo de lítio em torno do projeto de Lítio da Mina do Barroso no norte de Portugal”.

O acordo prevê que a Galp obtenha uma participação de 10% nas subsidiárias portuguesas da Savannah que detêm a Mina do Barroso por 6,4 milhões de dólares (cerca de 5,3 milhões de euros).

Como tinha já avançado o ECO/Capital Verde, no que diz respeito ao “estudo da cadeia de valor das baterias” de lítio, a Galp estava precisamente a olhar para o início dessa mesma cadeia de valor e à procura de um parceiro que lhe fornecesse a matéria-prima para refinar.

“A Galp e a Savannah vão avaliar, em regime de exclusividade, um contrato de offtake até 100.000 toneladas por ano de concentrado de lítio da Mina do Barroso equivalendo a aproximadamente 50% de produção anual. O acordo representa um passo significativo na comercialização da Mina do Barroso e será um fator importante na obtenção de financiamento para a construção do projeto”. referiu a empresa mineira em comunicado.

 

Quanto ao papel da Galp no projeto da mina do Barroso, a Savannah diz que a petrolífera “irá agregar valor material através da sua participação na direção do projeto e da transferência da sua experiência significativa no desenvolvimento de projetos de recursos de grande escala em Portugal”.

A Galp mantém que, à data de hoje, não existe nenhum projeto de refinação de lítio para Matosinhos, mas revelou as suas verdadeiras intenções em relação ao lítio, no contexto da transição energética. “O que existe é o estudo da cadeia de valor de baterias, porque a armazenagem de energia está no DNA da Galp”, revelou José Carlos Silva, responsável pela refinação da Galp e membro da administração da petrolífera. Questionada pelo ECO/Capital Verde, a Galp não quis avançar mais informações. O ECO/Capital Verde sabe que em breve vão ser anunciadas mais novidades ao mercado pela petrolífera.

Segundo David Archer, CEO da Savannah Resources, a Mina do Barroso irá ser um catalisador para o desenvolvimento em Portugal de novas indústrias na parte intermédia e inicial da cadeia de valor das baterias de lítio na Europa, ou seja na mineração e extração de lítio e na sua refinação, podendo depois este lítio refinado ser exportado para outros países europeus.

“Entretanto, continuaremos a avançar com o Estudo de Impacto Ambiental da mina da Mina do Barroso e a dar informações aos pedidos da Agência Portuguesa do Ambiente, o regulador ambiental português”, acrescentou.

Estamos muito satisfeitos em anunciar a Galp como um potencial investidor e futuro parceiro estratégico no nosso projeto português. Acreditamos que a pegada de baixo carbono da Mina do Barroso pegada dará uma base fundamental para a transição energética da Europa para a mobilidade elétrica e é com grande satisfação que a Galp nos acompanha nesta viagem. São um dos líderes europeus empresas do setor da energia e das renováveis ​​com compromisso com a transição energética e com um vasta experiência no desenvolvimento de projetos de grande escala como este. O seu conhecimento e experiência irá ser inestimável para a Savannah à medida que avançamos no projeto de uma forma responsável e sustentável em desenvolvimento”, disse David Archer, CEO da Savannah.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, tem vindo a frisar que é muito importante para Portugal ter uma refinaria de lítio e que tudo fará para que esse investimento seja uma realidade e esses negócios aqui se possam desenvolver. “Não há nenhum terreno concreto. Há várias intenções de investimento. Há investidores estrangeiros a olhar para Portugal como um sítio onde podem desenvolver várias etapas do lítio”, disse aos jornalistas.

(Notícia atualizada com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp chega a acordo com Savannah para comprar metade do lítio da mina do Barroso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião