Governo vai acelerar vacinação contra a Covid-19 nos lares

O Governo vai acelerar a campanha de vacinação contra a Covid-19. Objetivo é concluir a administração da primeira toma da vacina nos lares até ao final da próxima semana, anunciou António Costa.

O Governo vai acelerar a campanha de vacinação contra a covid-19. O objetivo é que a primeira toma da vacina nos lares de idosos fique concluída “até ao final da próxima semana”, anunciou o primeiro-ministro esta segunda-feira, após o Conselho de Ministros extraordinário.

“Face às novas informações disponibilizadas pela Pfizer e também pela Agência Europeia do Mediamento estamos em condições de termos uma melhor gestão do nosso stock de vacinas e acelerar o processo de vacinação nos lares”, assegurou António Costa, em São Bento.

Nesse sentido, o Governo tem agora como meta “concluir até ao final da próxima semana a vacinação integral da primeira toma em todos os lares, salvo naqueles onde a essência de surtos nos impede de proceder à vacinação“, apontou o Chefe de Governo.

Esta segunda-feira o primeiro-ministro e a ministra da Saúde reuniram-se por videoconferência com a task-force responsável por delinear o plano de vacinação contra a Covid-19 para reavaliarem o plano concebido.

O Plano de Vacinação apresentado no início de dezembro já tinha definido quais os grupos prioritários neste arranque de vacinação, sendo que os profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central foram os primeiros a receber a vacina da Pfizer/BioNTech, a 27 de dezembro do ano passado. Estes profissionais estão na linha da frente no combate à pandemia e, por isso, pertencem ao primeiro grupo de vacinação.

Já o grupo que se seguiu foram os profissionais e residentes em lares, cuja campanha de vacinação arrancou a 4 de janeiro e também pertencem à primeira fase de vacinação. Neste grupo, que engloba 250 mil pessoas, inclui-se também os profissionais e internados de cuidados continuados. Até sexta-feira passada, cerca de 106 mil pessoas já foram vacinadas em Portugal continental, incluindo também utentes e funcionários de lares de idosos.

(Notícia atualizada às 18h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai acelerar vacinação contra a Covid-19 nos lares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião