5 coisas que vão marcar o dia

Quase três meses após a eleição, Joe Biden irá tomar posse esta quarta-feira como presidente dos Estados Unidos da América. Em Bruxelas, a presidência portuguesa irá a debate no Parlamento Europeu.

Donald Trump deixará esta quarta-feira de ser presidente dos EUA, sendo substituído por Joe Biden, o democrata que venceu as eleições presidenciais em novembro. A tomada de posse acontecerá esta quarta-feira sob um elevado nível de segurança dado o receio de haver desacatos. Em Bruxelas, o Governo apresenta o programa da presidência portuguesa do Conselho da UE e, no mesmo dia, os eurodeputados discutem a polémica da nomeação dos procuradores europeus por cada país, incluindo Portugal, para a Procuradoria Europeia.

Tomada de posse de Joe Biden e Kamala Harris

Após a vitória nas eleições de novembro, os democratas Joe Biden e Kamala Harris irão tomar posse esta quarta-feira, 20 de janeiro, em Washington, sob o tema “América Unida”, com a presença de Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton e a ausência do presidente cessante Donald Trump. Depois da cerimónia, o presidente Joe Biden seguirá para a Casa Branca com escolta militar. O local está sob apertada vigilância há vários dias com o receio das autoridades norte-americanas de que haja ameaças à integridade física da nova administração Biden.

Concertação social discute pandemia e formação profissional

Esta quarta-feira a concertação social vai reunir-se sob a liderança de Francisco Assis e com a presença do secretário de Estado Adjunto, do Trabalho da Formação Profissional, Miguel Cabrita, às 10h da manhã. A reunião servirá para os parceiros sociais e o Governo fazerem um ponto de situação da discussão sobre a formação profissional. Além disso, a concertação social fará um acompanhamento da situação decorrente da pandemia, a qual se agravou significativamente nas últimas duas semanas.

Parlamento Europeu discute presidência portuguesa do Conselho da UE

O Parlamento Europeu irá discutir esta quarta-feira o programa da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que arrancou a 1 de janeiro de 2021, com a presença do primeiro-ministro que irá apresentar o programa e depois debatê-lo. António Costa terá uma reunião com o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e fará uma conferência de imprensa conjunta com este e a presidente da Comissão Europeia.

Eurodeputados discutem nomeações para a Procuradoria Europeia

No mesmo dia em que o programa da presidência portuguesa é discutido no Parlamento Europeu, os eurodeputados irão discutir aquilo que dizem ser a falta de transparência do processo de escolha dos procuradores europeus. O Conselho da UE, que reuniu ontem e terá “encerrado o caso”, segundo Costa, irá apresentar uma declaração ao Parlamento sobre as acusações. Os eurodeputados pediram esclarecimentos sobre as nomeações que não seguiram o júri europeu, o que inclui o país que lidera o Conselho da UE, Portugal, e ainda a Bulgária e a Bélgica.

IGCP vai ao mercado emitir dívida de curto prazo

Após uma emissão com sucesso em que Portugal conseguiu emitir pela primeira vez a dez anos com taxas negativas, o IGCP irá ao mercado para emitir dívida de curto prazo. O objetivo da instituição liderada por Cristina Casalinho é realizar dois leilões das linhas de Bilhetes do Tesouro com maturidades em 16 de julho de 2021 (seis meses) e 21 de janeiro de 2022 (12 meses), com um montante indicativo global entre 1.250 milhões e 1.500 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião