Rússia pede registo da vacina Sputnik V à União Europeia

  • ECO
  • 20 Janeiro 2021

Os responsáveis pela vacina russa contra o coronavírus solicitaram ao regulador europeu o registo deste fármaco na União Europeia.

A Rússia já pediu à Agência Europeia dos Medicamentos (EMA) para que a vacina Sputnik V seja registada, naquele que representa o primeiro passo para que esta fármaco — que já está registado em dez países, incluindo a própria Rússia — comece a ser administrado em território europeu.

O Fundo de Investimentos Diretos Russo (FIDR), um dos responsáveis pela vacina russa contra o novo coronavírus, anunciou esta quarta-feira que solicitou ao regulador europeu o registo deste fármaco na União Europeia (UE), avança a EFE. As expectativas do FIDR apontam para que o processo de revisão da documentação e dos testes realizados comece já em fevereiro.

Ainda de acordo com o FIDR, que desenvolveu a vacina juntamente com o Centro de Investigações Gamaleya, os especialistas da EMA tiveram uma consulta científica com os responsáveis diretos pela Sputnik V, num encontro que reuniu mais de 20 pessoas. “As recomendações retiradas do debate serão enviadas aos criadores da vacina nos próximos sete a dez dias”, disse o fundo russo, em comunicado.

Até ao momento, a vacina russa já foi registada na Argentina, Bolívia, Paraguai, Venezuela, Argélia, Palestina, Bielorrússia, Sérvia, Turquemenistão e na própria Rússia. O FIDR anunciou ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai arrancar esta sexta-feira com os trabalhos para a apresentação preliminar da solicitação de registo da vacina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia pede registo da vacina Sputnik V à União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião