Vacina da Pfizer mostra-se eficaz contra nova variante

Os resultados preliminares de testes em laboratório, desenvolvidos pela BioNTech e pela Pfizer, mostram que a vacina contra a Covid-19 destas empresas continua a neutralizar a nova variante do vírus.

A vacina desenvolvida pelas farmacêuticas BioNTech e Pfizer deverá ser eficaz contra a nova variante do coronavírus primeiro detetada no Reino Unido. A conclusão resulta de testes feitos em laboratório pelas duas empresas.

Em causa está uma nova estirpe que tem causado preocupação por poder ser mais transmissível, apesar de não haver indícios de que seja mais mortífera. Face à sua rápida propagação em vários países, os cientistas têm tentado apurar se a vacina da BioNTech/Pfizer se mantém eficaz, numa altura em que tem sido distribuída um pouco por todo o mundo.

Segundo o Financial Times (acesso pago), investigadores da BioNTech descobriram que uma versão do vírus com todas as novas mutações, num tubo de ensaio, continuou a ser neutralizada pelos anticorpos recolhidos do sangue de 16 pessoas que tinham recebido a vacina em ensaios clínicos anteriores, metade das quais tem mais de 55 anos.

Os resultados foram publicados num estudo científico, que ainda não foi validado por outros cientistas (peer-reviewed). Nele, as empresas que desenvolveram a vacina indicam que “não há diferenças biológicas significativas na atividade de neutralização” entre os resultados dos testes no novo coronavírus original e nesta nova variante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina da Pfizer mostra-se eficaz contra nova variante

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião