Este é o boletim de voto das presidenciais. Tem um candidato a mais

Existem oito nomes no boletim de voto para as eleições presidenciais este ano, mas apenas sete correspondem a candidaturas válidas.

As eleições presidenciais vão realizar-se já neste domingo, dia 24 de janeiro. São sete os candidatos que se encontram na corrida para Belém, mas no boletim de voto vai encontrar oito. Isto porque que um dos candidatos, que é logo o primeiro da lista, não se qualificou acabou por ser incluído na versão final do documento.

Os boletins foram impressos antes de estar finalizada a regularização da situação dos candidatos, o que acabou por não acontecer no caso de Eduardo Baptista, que não entregou assinaturas suficientes. Assim, este encabeça o boletim, mas se fizer uma cruzinha junto da sua fotografia vai contar como voto nulo.

A primeira candidata válida a surgir no boletim — a ordem dos nomes no boletim é escolhida de forma aleatória através de um sorteio feito pelo Tribunal Constitucional — é então Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda. Segue-se o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se recandidata ao cargo.

A lista continua com Tiago Mayan Gonçalves, apoiado pela Iniciativa Liberal, André Ventura, líder do Chega e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans. O candidato apoiado pelo PCP, João Ferreira, é o penúltimo da lista, que fica completa com Ana Gomes.

Este é o boletim que irá encontrar quando, este domingo, se deslocar às secções de voto que foram reforçadas para as eleições presidenciais de 2021 por causa da pandemia.

Se não souber onde vota, pode obter essa informação através do site www.recenseamento.mai.gov.pt, ou através de um SMS gratuito para 3838, com a mensagem «RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento no formato AAAAMMDD».

De recordar que há alguns objetos que não se pode esquecer quando for votar. Este ano, para evitar o contágio nas urnas, é recomendado que leve a própria caneta para fazer a cruz no candidato escolhido. Para além disso, tem também de levar máscara, manter o distanciamento físico, seguir os circuitos recomendados e desinfetar as mãos à entrada e à saída do estabelecimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este é o boletim de voto das presidenciais. Tem um candidato a mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião