5 coisas que vão marcar o dia

O FMI divulga o World Economic Outlook, onde vai atualizar as projeções para a economia global. Davos continua a decorrer de forma virtual.

Enquanto os mais importantes players económicos e políticos discutem a reconstrução da confiança no Fórum Económico Mundial de Davos, o Fundo Monetário Internacional vai atualizar as projeções para a economia mundial em 2021. Também em Portugal se irá discutir a recuperação económica num evento da CFA Society Portugal que contará com a presença de Governo e reguladores.

Governo apresenta prioridades por área para a presidência portuguesa

As comissões do Parlamento Europeu vão reunir-se com representantes da Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia para debater as prioridades nas respetivas áreas de competência. Estes encontros começaram na segunda-feira e continuam esta terça-feira, com destaque para o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que irão estar na Comissão dos Transportes e do Turismo para falar de dois dos setores mais afetados pela Covid-19.

Centeno fala da recuperação pós-Covid

A CFA Society Portugal organiza esta terça-feira à tarde um webinar com o tema The Portuguese Presidency: On the Road to a European Recovery Post-Covid, no qual irá participar o Governo na figura do Secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, mas também membros dos reguladores financeiros. É o caso de Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, Gabriela Figueiredo Dias, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Margarida Corrêa de Aguiar, presidente, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

FMI atualiza previsões para a economia mundial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulga esta terça-feira o World Economic Outlook, com projeções para as economias mundiais. O documento tem especial interesse dado que a última atualização aconteceu em outubro, quando a perspetiva de uma vacina fazia crer no fim da pandemia. Agora, as estimativas já irão incorporar o impacto associado ao segundo confinamento. Atualmente, o FMI prevê que a economia global tenha recuado 4,4% em 2020 e que, em 2021, cresça 5,2%.

Cláudia Azevedo “vai” a Davos

O Fórum Económico Mundial de Davos, que arrancou de forma totalmente virtual na segunda-feira, continua tendo como tópico central “um ano crítico para restaurar a confiança”, que é dividido em três subtemas: “Covid-19, clima e cooperação”. A CEO da Sonae, Cláudia Azevedo, vai ser oradora, esta terça-feira, de um painel sobre a reorientação dos conselhos de administração das empresas para o longo prazo.

Resultados da Microsoft, General Electric e Johnson & Johnson em foco

Nas bolsas, o destaque está na época de resultados, que é de grande relevância dado que permite avaliar o impacto que a pandemia teve nas contas das empresas em 2020. O pontapé de saída foi dado, em Lisboa, esta segunda-feira pela Navigator, mas o destaque está esta semana em Nova Iorque, onde as big tech apresentam contas. Esta terça-feira é a vez da tecnológica Microsoft, da cadeia de cafés Starbucks, da operadora de telemóveis Verizon, a General Electric, bem como a Johnson & Johnson.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião