Como recrutar e integrar pessoas com deficiência? GRACE lança toolkit para criar emprego mais inclusivo

O guia prático pretende inspirar e incentivar, passo a passo, a construção de programas de emprego mais inclusivos, eficazes e com resultados sustentáveis.

Como recrutar e integrar pessoas com deficiência? O toolkit, lançado esta terça-feira pelo GRACE – Empresas Responsáveis e que conta com o apoio da Santa Casa da Lisboa Misericórdia de (SCML), pretende inspirar e incentivar, passo a passo, a construção de programas de emprego mais inclusivos, eficazes e com resultados sustentáveis.

“Dividido por fases, este toolkit aborda desde a preparação da ação, passando pelo recrutamento e seleção, o momento de acolhimento e integração, até à fase do estabelecimento de relações duradouras”, lê-se no comunicado. Além de dicas práticas e legislação, este guia contém também os casos práticos de empresas como a Auchan, a CUF, o El Corte Inglés, a Jerónimo Martins, a Repsol e o Santander.

Para Sérgio Cintra, administrador executivo da SCML, combater o preconceito e a discriminação, promover a igualdade de oportunidades, valorizar as competências e talentos das pessoas com deficiência, bem como sensibilizar, mobilizar, incentivar e apoiar as empresas para a integração profissional das pessoas com deficiência é urgente. “Se queremos ser parte integrante da solução e deixar às gerações vindouras uma sociedade justa, aberta e inclusiva então temos obrigatoriamente de reconhecer e promover os direitos das pessoas com deficiência, que representam cerca de 15% da população mundial”, diz, citado em comunicado.

Já Susana Correia Campos, da Jerónimo Martins, admite que, apesar da existência de legislação laboral na área da deficiência, nomeadamente a chamada “Lei das Quotas”, “apenas 11% das pessoas com deficiência desempregadas no IEFP encontraram uma colocação”. “Deve preocupar-nos a todos”, afirma.

O kit prático pretende precisamente levar a cabo o emprego inclusivo e está disponível para consulta no site das duas entidades, SCML e GRACE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como recrutar e integrar pessoas com deficiência? GRACE lança toolkit para criar emprego mais inclusivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião