Como evoluem as seguradoras espanholas na internet? Saiba quem lidera

  • ECO Seguros
  • 27 Janeiro 2021

O desempenho online de 72 seguradoras do mercado espanhol foi avaliado em função de diversas áreas, da página web, passando pelas funcionalidades online, tarifação e venda, às apps e redes sociais.

A ARAG, sucursal local da companhia alemã, lidera o mais recente ranking Presencia Online de Entidades Aseguradoras, obtendo uma avaliação de 86% no conjunto de dimensões avaliadas pela Innovación Aseguradora (iA), entidade que produz e publica o estudo semestral em Espanha, agora na sua 29ª edição.

Com ARAG a superar a Mapfre, que foi 1ª no ranking anterior (julho de 2020), o pódio do índice agora publicado (2ª edição de 2020) compõe-se com a Mútua Madrileña, em segundo lugar (85%) e, em terceiro, a Seguros Bilbao com 78% de pontuação no conjunto das áreas avaliadas: website; apps; venda de produtos online; redes sociais e blogue).

A ARAG opera em Portugal também através de sucursal. Lançada em 2002, a subsidiária da seguradora alemã desenvolve atividade através de mediadores. Dispondo carteira diversificada de produtos em proteções para particulares e empresas (família; viagem; automóvel; habitação; condomínio, entre outros), a ARAG Portugal concluiu 2019 com cerca de 1,3 milhões de euros em prémios.

O Top10 das seguradoras espanholas com melhor classificação de presença na internet é ainda composto pela Direct Seguros; DKV; Asisa, Mapfre, Generalli, FIATC e Santalucía, revela a 29ª edição do Ranking de Presença Online produzido e divulgado pela Innovación Aseguradora (iA) com patrocínio da RGA re International Ibérica.

Após ter introduzido novos parâmetros ao longo do segundo semestre de 2020, tornando a avaliação mais exigente para as seguradoras, a iA salienta a progressão da Asisa, que subiu 19 posições até ao 6º lugar no índice geral que avalia 72 entidades.

Por categorias, de acordo com a avaliação às páginas web, a DAS Seguros (Ergos-Munich Re) mantém o primeiro lugar que traz do ranking anterior, obtendo agora 97% de classificação, logo seguida da Mapfre e Mútua Madrileña ambas com 93%. De acordo com o relatório, a personalização de cookies é a funcionalidade com crescimento mais forte, registando mais 34% de seguradoras que a adotam, enquanto a disponibilização de um chat online parece ter deixado de ser prioridade, dado que (desde a edição anterior do ranking) três seguradoras eliminaram essa funcionalidade nos seus websites.

Na categoria aplicações móveis (apps), o estudo observa que metade das seguradoras ainda não desenvolveu uma app ou, se o fizeram, não a associaram à página web. Nesta categoria, Asisa e Divina Pastora partilham o primeiro lugar, ambas com 90% de pontuação, seguidas da Direct Seguros, no 3º lugar.

Quanto às vendas online e redes sociais, o número de companhias que disponibilizam simulador de preço/tarifação continua a aumentar, somando agora 51 e a representar cerca de 71% do universo avaliado. Nesta categoria, a DKV e a Direct Seguros partilham a primeira posição com 100% de pontuação.

A DKV, com 89,5%, também é líder na categoria redes sociais, à frente da ARAG (89%), na segunda posição, e da Pelayo, terceira, com 85%. Quando se refere a social media, a IA indica que uma das alterações introduzidas no estudo foi a eliminação do parâmetro localização no Facebook, devido a sucessivos erros relacionados com o chat daquela plataforma. Em compensação, a análise passou a contar com as Stories, do Instagram.

O estudo revela também que, nas contas do Twitter, há mais seguradoras a utilizarem hashtags identificando a empresa/marca. Acresce ainda que o número de seguradoras com ícones de redes sociais vinculadas à respetiva página web aumentou e é agora de 62, mais de quatro quintos do universo analisado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como evoluem as seguradoras espanholas na internet? Saiba quem lidera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião